Guia da Semana

Os Melhores Filmes de 2011

Com a ajuda dos leitores, o Guia da Semana elegeu as melhores estreias do ano

2011 foi um ano agitado para o cinema, principalmente o nacional que, entre documentários e ficção, lançou mais 70 filmes. Teve o indicado ao Oscar Lixo Extraordinário, o tão esperado Bruna Surfistinha e o divertido Cilada.com.

Outro gênero que bombou foi o das animações. Pelas telonas passaram desde o 3D nacional Brasil Animado, até a releitura da Disney para a Rapunzel em Enrolados. Isso sem falar do relançamento de O Rei Leão em 3D.

Um ano em que Woody Allen bateu recorde de bilheteria entre suas produções com Meia-Noite em Paris; Lars Von Trier foi expulso de Cannes e mais uma vez causou polêmica com Melancolia; e Brad Pitt protagonizou o filme vencedor da Palma de Ouro A Árvore da Vida.

Assim fica até difícil eleger os melhores de 2011. Mas, com a ajuda dos leitores do Guia da Semana, chegamos ao top 5. Confira!

5º lugar
Duas produções dividem a posição. Assinado por Carlos Saldanha, RIO apresentou as maravilhas da capital carioca ao mundo. O filme fecha o ano como a maior bilheteria de 2011, arrecadando US$ 68,7 milhões. Enquanto isso, Amanhecer - Parte 1 conquistou a quinta posição de bilheteria em apenas três semanas, confirmando que a história de amor entre o vampiro Edward e a adolescente Bella é mesmo um fenômeno mundial.

4º lugar
Dirigido e protagonizado por Selton Mello, o nacional O Palhaço ganhou o coração dos brasileiros com a história simples e doce de um astro do picadeiro e sua crise existencial.

3º lugar
A revelação de como surgiu um dos maiores embates da história dos quadrinhos ganhou a terceira posição do pódio cinematográfico. X-Men: Primeira Classe mostra Charles Xavier e Erik Lensherr antes de assumirem os nomes de Professor X e Magneto.



2º lugar
A magia de Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 não poderia ficar fora deste resultado. O confronto final entre Harry e o temido Lord Voldemort encerra a saga do bruxinho que surgiu no cinema em 2001 arrematando milhares de fãs.

1º lugar
Indicado ao Oscar de melhor filme e vencedor na categoria melhor atriz (Natalie Portman), Cisne Negro é o vencedor também aqui. O drama psicológico e muito envolvente da bailarina Nina em busca da perfeição foi o filme mais lembrado entre os leitores do Guia da Semana.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas

Playarte Splendor inaugura novo cardápio para ser degustado no cinema

Praticidade é o foco dos novos petiscos da Sala Vip

Cinema nacional tem crescimento expressivo em 2016

Filmes brasileiros atraíram 30,4 milhões de espectadores no último ano