Guia da Semana

Os Melhores Filmes de 2011

Com a ajuda dos leitores, o Guia da Semana elegeu as melhores estreias do ano

2011 foi um ano agitado para o cinema, principalmente o nacional que, entre documentários e ficção, lançou mais 70 filmes. Teve o indicado ao Oscar Lixo Extraordinário, o tão esperado Bruna Surfistinha e o divertido Cilada.com.

Outro gênero que bombou foi o das animações. Pelas telonas passaram desde o 3D nacional Brasil Animado, até a releitura da Disney para a Rapunzel em Enrolados. Isso sem falar do relançamento de O Rei Leão em 3D.

Um ano em que Woody Allen bateu recorde de bilheteria entre suas produções com Meia-Noite em Paris; Lars Von Trier foi expulso de Cannes e mais uma vez causou polêmica com Melancolia; e Brad Pitt protagonizou o filme vencedor da Palma de Ouro A Árvore da Vida.

Assim fica até difícil eleger os melhores de 2011. Mas, com a ajuda dos leitores do Guia da Semana, chegamos ao top 5. Confira!

5º lugar
Duas produções dividem a posição. Assinado por Carlos Saldanha, RIO apresentou as maravilhas da capital carioca ao mundo. O filme fecha o ano como a maior bilheteria de 2011, arrecadando US$ 68,7 milhões. Enquanto isso, Amanhecer - Parte 1 conquistou a quinta posição de bilheteria em apenas três semanas, confirmando que a história de amor entre o vampiro Edward e a adolescente Bella é mesmo um fenômeno mundial.

4º lugar
Dirigido e protagonizado por Selton Mello, o nacional O Palhaço ganhou o coração dos brasileiros com a história simples e doce de um astro do picadeiro e sua crise existencial.

3º lugar
A revelação de como surgiu um dos maiores embates da história dos quadrinhos ganhou a terceira posição do pódio cinematográfico. X-Men: Primeira Classe mostra Charles Xavier e Erik Lensherr antes de assumirem os nomes de Professor X e Magneto.



2º lugar
A magia de Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 não poderia ficar fora deste resultado. O confronto final entre Harry e o temido Lord Voldemort encerra a saga do bruxinho que surgiu no cinema em 2001 arrematando milhares de fãs.

1º lugar
Indicado ao Oscar de melhor filme e vencedor na categoria melhor atriz (Natalie Portman), Cisne Negro é o vencedor também aqui. O drama psicológico e muito envolvente da bailarina Nina em busca da perfeição foi o filme mais lembrado entre os leitores do Guia da Semana.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017

Cahiers du Cinéma elege os melhores filmes de 2016

O brasileiro "Aquarius" aparece em quarto lugar na lista

Após acidente aéreo, estreia de “Sully” é adiada

Filme com Tom Hanks sobre um piloto de avião seria lançado nesta quinta-feira

Fã edita os oito filmes de Harry Potter em um único vídeo de 78 minutos

Porque quantidade não é qualidade! :p