Guia da Semana

Uma das maiores surpresas da Mostra Internacional de Cinema até agora é "Pássaro Branco na Nevasca". Com Eva Green e Shailene Woodley, o novo longa de Gregg Araki trata das relações familiares e das incertezas da vida com o seu olhar singular, característica que muitos diretores acabam deixando de lado. O filme terá apenas mais uma exibição na Mostra, no dia 24, às 23h45, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca. Apesar de sem previsão de estreia no Brasil, a notícia boa é que o filme promete chegar por aqui em breve. Confira a crítica do Guia da Semana!

1988. Kat Connors é uma garota de 17 anos que vive com a mãe, Eve, uma dona de casa perfeita, e o pai, Brock, um típico quarentão sem personalidade. Quando Eve desaparece misteriosamente, Kat mal nota a sua ausência - com o passar do tempo, é como se nada tivesse acontecido. Será que o fim do sonho americano foi o suficiente para justificar o surto de Eve? Mais de 10 anos depois, Kat volta para casa durante um intervalo da faculdade e confronta as reais circunstâncias acerca do desaparecimento da mãe. Em busca de respostas, a verdade se mostra ainda mais enigmática e a gravidade dos fatos, de proporções inimagináveis.

Pássaro Branco na Nevasca

Inspirado no livro de Laura Kasischke, "Pássaro Branco na Nevasca" é tão misterioso quanto o seu roteiro. O espectador se deixa enganar pela suposta leviandade da história. Os elementos de arte, como a fotografia, o figurino e a trilha sonora remetem aos anos 90 e chegam a lembrar "As Vantagens de Ser Invisível". Como era de se esperar, Eva Green está impecável e comprova que a caracterização de papeis de certos atores está cada vez mais em alta. Se no Brasil temos Bárbara Paz e, no mundo das séries, Jessica Lang, a musa de American Horror Story, Hollywood conta com o drama exacerbado de Eva Green. E qual o problema? Shailene Woodley também rouba a cena e promete continuar se destacando nas telonas.

Pássaro Branco na Nevasca

Não é a primeira vez que Gregg Araki leva aos cinemas os dramas de jovens complexados em filmes intensos e atuações aflitas. "Mistérios da Carne", que levou Joseph Gordon-Levitt ao estrelado, é o maior exemplo. Laura Kasischke também não foge disso - a autora é mundialmente conhecida por seus livros com carga psicológica incomparável. A junção dos dois artistas materializada por Shailene Woodley e Eva Green coloca "Pássaro Branco na Nevasca" não só como destaque da Mostra, como também um dos maiores lançamentos cinematográficos de 2014/2015. Não perca!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 21 Out 2014.