Guia da Semana

Promessa de destaque na Mostra Internacional, "Acima das Nuvens" coloca na mira o cinema independente francês

Chloë Moretz, Kristen Stewart e Juliette Binoche comprovam o ponto alto do longa: a relação entre diferentes épocas e vertentes do cinema

A Mostra Internacional de Cinema ainda nem começou, e alguns filmes já estão apontando como destaque. "Acima das Nuvens" é um deles. Um dos motivos do sucesso é o elenco: Chloë Moretz, Kristen Stewart e Juliette Binoche dão as caras no longa. Esse time de peso já bastaria se não fosse o ótimo o roteiro e, é claro, as atuações. Dirigido por Oliver Assayas, o longa entra na categoria de novidades da Mostra e promete ser um dos motivos das enormes filas que são formadas nas portas dos cinemas durante as duas semanas do evento.

Maria Enders é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que Joann, jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há 20 anos. Convidada a dividir o palco com a novata, Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente no confrontamento com a representação de seu passado. Depois de passar por festivais como Cannes e Munique, "Acima das Nuvens" chega a São Paulo, prometendo, também, estrear em breve na cidade. 

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Um dos segredos do filme é misturar estrelas de diferentes épocas e vertentes do cinema. A história, assim, torna-se, um exemplo de metalinguagem, uma vez que o roteiro também baseia-se nesse imaginário. Musa do cinema francês, Juliette Binoche prova, mais uma, vez seu ecletismo e talento: "O filme coloca Binoche em um de seus mais cativantes e sedutores papeis; Stewart apresenta uma performance profunda", diz a crítica do Cinemablographer, publicação do Point of View. Já o The Buffalo News, destaca o diretor: "Novidade em Cannes e no TIFF14, 'Acima das Nuvens' é um começo arrebatador e ambicioso para Assayas". 

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Com a repercussão internacional do recente de "Depois de Maio", o diretor francês catapultou a sua carreira, até então permeada por curtas, alguns deles selecionados para filmes como "Paris, Eu Te Amo" e "Cada Um Com o Seu Cinema". Na prateleira, estatuetas de festivais independentes, como o Cinemania Film Festival, o FICE e San Sebástian; completam a coleção Golden Osella e a Fondazione Mimmo Rotella Award, premiações importantes do Festival de Veneza. 

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Em "Acima das Nuvens", Assayas aventura-se entre a arte e o comercial, a ambição e a vocação. Além de mostrar o seu talento, o filme gera, também, um interessante debate sobre os valores do cinema, tão ambíguos nos dias atuais. Vale a pena conferir!

Atualizado em 14 Out 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas