Guia da Semana

Rede de cinemas americana estuda permitir o uso de celulares nas sessões

Medida seria uma forma de atrair o público mais jovem de volta para os cinemas

A rede de cinemas AMC, uma das maiores em território norte-americano, está estudando formas de permitir o uso de celulares dentro das salas de cinema. A ideia é tornar os cinemas mais “amigáveis” para o público de até 20 e poucos anos, cuja frequência tem caído nos últimos anos.

Segundo o CEO da empresa, Adam Aron, não é inteligente pedir a um jovem nessa faixa etária para desligar o celular – “É como pedir para que ele corte o próprio braço”, declarou em entrevista à revista Variety. Há dois grandes problemas a serem analisados, porém, antes que a iniciativa entre em vigor: a aceitação do restante do público (que, em geral, se incomoda bastante com o uso de celulares durante as sessões) e a violação de direitos autorais dos filmes em exibição (caso sejam filmados ou fotografados).

Sobre o primeiro item, Aron considera a possibilidade de posicionar esses jovens numa ala separada, numa espécie de “celulódromo”. Esta seria uma forma de não prejudicar a experiência dos outros espectadores, que não seriam (tão) incomodados com a luz das telas ou o som das teclas. Já sobre o segundo, vale pensar que a exclusividade dos cinemas como meio de exibição no dia da estreia é um conceito que já vem sendo questionado por projetos como o Screening Room, que permitiria ao público ter acesso aos filmes em casa simultaneamente aos cinemas, por um valor fixo.

O projeto anunciado por Aron não é um consenso entre os exibidores. Tim League, CEO da Alamo Drafthouse Cinema, comentou que “uma inovação nessa direção poderia ferir seriamente a indústria”, ressaltando o risco, em particular, para a relação entre as redes e os produtores. League ainda apontou para o fato de que o uso de celulares durante o filme reduziria a atenção do espectador e, consequentemente, prejudicaria a experiência e o impacto da obra.

Atualizado em 15 Abr 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro