Guia da Semana

Criado no Brasil há 20 anos para estimular a produção audiovisual de forma mais democrática possível, o Festival do Minuto traz à cena um dos temas mais comentados e debatidos nos últimos tempos: as especulações financeiras de Wall Street.

Enquanto jovens norte-americanos ocupam o sul de Manhattan, manifestantes se mostram inconformados com a crise na Europa, e o movimento se espalha por diversas cidades do mundo, o maior festival de vídeo da América Latina abre espaço para novas expressões sobre o tema.

Utilizando câmera de celular, máquina fotográfica ou filmadora – contanto que não se esqueça da criatividade - o participante tem 60 segundos para retratar suas idéias a respeito da crise e concorrer ao prêmio de R$ 1 mil e ao Troféu Minuto. As inscrições estão abertas até 31 de março de 2012 pelo site oficial do Festival do Minuto.

O cineasta Marcelo Masagão é o responsável pela criação do projeto que inspirou uma série de programas no mesmo formato em mais de 50 países. Permanente e online desde 2007, o Festival já recebeu vídeos dos hoje famosos Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Antônia). No acervo de vídeos-minuto é possível conferir esses e outros trabalhos.

Por Mariana Viola

Atualizado em 1 Dez 2011.