Guia da Semana

Chega um momento na vida em que precisamos tomar uma atitude: a de sair da casa dos pais e ir morar sozinho, com o namorado/marido ou com amigos. Se você está bem perto disso, mas ainda confuso com os compromissos financeiros que vai ter que assumir, o Guia da Semana, em parceria com o canal EconoWeek, vai te ajudar.

O primeiro ponto (e também mais importante) é: onde você vai morar? Vai comprar um imóvel? Alugar uma casa ou até mesmo um quarto? O que vale mais a pena? Se comprar um apartamento financiado, quanto você vai gastar de juros? Tudo isso precisa ser analisado e colocado no papel. Independente de comprar ou alugar, você vai ter custo de mobília. Quanto precisa economizar para dar conta de pagar os móveis e eletrodomésticos da sua nova casa?

Os seus gastos mensais também vão aumentar: contas de água, luz, internet, compras no supermercado vão fazer parte das suas contas fixas. E aí, está preparado para assumir tudo isso? Se você está confuso, assista ao vídeo do canal EconoWeek, com cálculos médios de quanto você precisa para começar essa brincadeira:

Atualizado em 24 Ago 2016.