Guia da Semana

Lidar com pressões no trabalho faz parte da rotina da maioria das pessoas. O excesso de metas altas e prazos apertados, no entanto, podem desencadear uma crise de estresse no trabalhador, que fica constantemente sobrecarregado e acaba desmotivado e sem energia para realizar suas atividades cotidianas.

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De acordo com a coach executiva e sócia da Hudson Brasil Ana Pliopas, as pessoas encaram a pressão no trabalho de maneiras diferentes. "Angústia, ansiedade, animação e entusiasmo são os sentimentos mais comuns. Ansiedade e angústia oprimem o indivíduo, remetem a um constante desconforto e inquietação, a um aperto no peito ou a uma sensação de que muitas coisas diferentes chamam a atenção simultaneamente. Já no estado de animação ou euforia, o indivíduo se mostra muito empolgado com os vários assuntos e metas que encontra no trabalho".

A especialista explica ainda que, independentemente de qual seja a reação, a pressão excessiva no trabalho leva o organismo a produzir uma quantidade maior de adrenalina. "Mesmo que, a princípio, isso gere um estado de animação, no longo prazo pode causar muitos danos à saúde, pois fragiliza o sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de doenças. Além disso, há alterações na pressão arterial e na digestão, além de outros efeitos que, em casos extremos, levam as pessoas a ficarem incapacitadas de trabalhar", alerta.

Para Ana Pliopas, o importante é estar sempre atento a sintomas de que a pressão está ultrapassando seus próprios limites. "Ter episódios de esquecimento, ficar irritado mais facilmente e ter dificuldade de concentração são sinais de que algo não vai bem".

Dicas para lidar com a pressão no trabalho

Se a pressão no trabalho é pontual, caso de um projeto com prazo apertado, é importante se ater ao fato de que o excesso de atividades e responsabilidades tem um tempo certo para terminar. "O cuidado é não emendar outro grande projeto logo em seguida, depois outro e mais outro... Um intervalo de recuperação é essencial para o bem-estar do ser humano", orienta a coach Ana Pliopas.

Confira mais cinco dicas da profissional para lidar com a pressão no trabalho:

Faça pequenas paradas
"Pode parecer contra intuitivo, mas as pessoas produzem mais se intercalarem períodos de foco no trabalho de 30 minutos com pequenos intervalos de 5 minutos.

Cuide do sono e da alimentação
"Uma pessoa cansada e mal alimentada tem menos tolerância à pressão e tem resultados muito piores, entrando em uma espiral destrutiva".

Delegue tarefas
"Muitos gestores recém promovidos ficam sobrecarregados porque acreditam que fazem o trabalho melhor que seus subordinados. Isso pode até ser verdade, mas um gestor não dá conta de fazer o trabalho de três pessoas. Delegar é fundamental, tanto para o gestor como para seus subordinados".

Peça ajuda
"Mesmo que não tenha subordinados, o profissional pode compartilhar com seu chefe e pares que precisa de ajuda de outras pessoas".

Cuide de seus outros interesses
"É importante ter tempo e cuidar de outros aspectos fora do trabalho, como nutrir relacionamentos com a família e amigos, e ter atividades de lazer. A vida é muito maior que o trabalho!"

Por Conceição Gama

Atualizado em 27 Ago 2014.