Guia da Semana

Como lidar com a pressão no trabalho?

Metas arrojadas e prazos muito curtos podem gerar estresse

Lidar com pressões no trabalho faz parte da rotina da maioria das pessoas. O excesso de metas altas e prazos apertados, no entanto, podem desencadear uma crise de estresse no trabalhador, que fica constantemente sobrecarregado e acaba desmotivado e sem energia para realizar suas atividades cotidianas.

+ Odeio meu chefe: e agora?
+ Dez dicas para incrementar sua carreira
+ Marcos Costa dá dicas de maquiagem para o trabalho

De acordo com a coach executiva e sócia da Hudson Brasil Ana Pliopas, as pessoas encaram a pressão no trabalho de maneiras diferentes. "Angústia, ansiedade, animação e entusiasmo são os sentimentos mais comuns. Ansiedade e angústia oprimem o indivíduo, remetem a um constante desconforto e inquietação, a um aperto no peito ou a uma sensação de que muitas coisas diferentes chamam a atenção simultaneamente. Já no estado de animação ou euforia, o indivíduo se mostra muito empolgado com os vários assuntos e metas que encontra no trabalho". 

A especialista explica ainda que, independentemente de qual seja a reação, a pressão excessiva no trabalho leva o organismo a produzir uma quantidade maior de adrenalina. "Mesmo que, a princípio, isso gere um estado de animação, no longo prazo pode causar muitos danos à saúde, pois fragiliza o sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de doenças. Além disso, há alterações na pressão arterial e na digestão, além de outros efeitos que, em casos extremos, levam as pessoas a ficarem incapacitadas de trabalhar", alerta.

Para Ana Pliopas, o importante é estar sempre atento a sintomas de que a pressão está ultrapassando seus próprios limites. "Ter episódios de esquecimento, ficar irritado mais facilmente e ter dificuldade de concentração são sinais de que algo não vai bem".

Dicas para lidar com a pressão no trabalho

Se a pressão no trabalho é pontual, caso de um projeto com prazo apertado, é importante se ater ao fato de que o excesso de atividades e responsabilidades tem um tempo certo para terminar. "O cuidado é não emendar outro grande projeto logo em seguida, depois outro e mais outro... Um intervalo de recuperação é essencial para o bem-estar do ser humano", orienta a coach Ana Pliopas.

Confira mais cinco dicas da profissional para lidar com a pressão no trabalho:

Faça pequenas paradas
"Pode parecer contra intuitivo, mas as pessoas produzem mais se intercalarem períodos de foco no trabalho de 30 minutos com pequenos intervalos de 5 minutos.

Cuide do sono e da alimentação
"Uma pessoa cansada e mal alimentada tem menos tolerância à pressão e tem resultados muito piores, entrando em uma espiral destrutiva".

Delegue tarefas
"Muitos gestores recém promovidos ficam sobrecarregados porque acreditam que fazem o trabalho melhor que seus subordinados. Isso pode até ser verdade, mas um gestor não dá conta de fazer o trabalho de três pessoas. Delegar é fundamental, tanto para o gestor como para seus subordinados".

Peça ajuda
"Mesmo que não tenha subordinados, o profissional pode compartilhar com seu chefe e pares que precisa de ajuda de outras pessoas".

Cuide de seus outros interesses
"É importante ter tempo e cuidar de outros aspectos fora do trabalho, como nutrir relacionamentos com a família e amigos, e ter atividades de lazer. A vida é muito maior que o trabalho!"

Atualizado em 27 Ago 2014.

Por Conceição Gama
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Fotógrafo americano presenteia a filha com ensaio surpresa de "A Bela e a Fera"

Josh Rossi transformou Nelle numa verdadeira Bela <3

Nokia 3310: telefone clássico da marca será relançado

Anúncio deve ser feito em evento em Barcelona ainda este mês

Edição especial da Lego inspirada nos Beatles chega ao Brasil

Set está disponível exclusivamente nas lojas oficiais da marca

Instagram Stories gera queda de até 40% em postagens no Snapchat

Pesquisa também aponta declínio de downloads do aplicativo

Olimpíadas 2020: Goku, do "Dragon Ball Z", pode ser embaixador dos Jogos no Japão

Apesar de nenhum anúncio oficial, o rumor está circulando na internet!

Harvard disponibiliza curso online e gratuito de fotografia

Programa constitui em 12 módulos que vão de práticas básicas ao uso de softwares de edição