Guia da Semana

Odeio meu chefe: e agora?

Saiba o que fazer quando o clima no seu trabalho não está bom

Um relacionamento difícil no trabalho contamina completamente vida de qualquer pessoa. Afinal, é no ambiente laboral onde passamos boa parte do dia e é de lá que vem o dinheiro que pagamos as contas. E quando essa má relação é com o chefe, o que fazer?

+ Dez dicas para incrementar sua carreira
+ Aprenda a escolher maquiagem para o trabalho
+ Dez alimentos anti-estresse

De acordo com Arnaldo Marion, sócio-fundador da Coaching 4 Change Brasil, o primeiro passo para resolver esse tipo de conflito é analisar seu próprio comportamento. "Quando as coisas não estão indo bem entre você e seu chefe, o pior a se fazer é ignorar o fato e deixar que o problema se resolva sozinho. Fugir pode trazer alívio momentâneo, mas tendemos a levar os maus hábitos e comportamentos para onde formos. Ter uma atitude de aprender, renovar-se e crescer lhe trará benefícios duradouros por toda sua carreira", orienta.  

Em situações de conflito no trabalho, as emoções se misturam com o medo de perder o emprego. Por isso, o especialista também adverte que, por mais grave que seja a crise, é imprescindível pensar muito antes de agir. "Decisões que tomamos em 5 segundos por impulso emocional podem causar 5 anos de remorso! Por isso, escolha não falar ou reagir quando o clima está quente". 

Arnaldo Marion aconselha, ainda, se colocar no lugar da outra pessoa e entender seus sentimentos e ponto de vista antes de agir. E quando a situação apertar, use uma arma secreta: o elogio! "Ele é desconcertante e faz com que as defesas baixem e o conflito cesse, ao menos por um intervalo. Quando estamos decepcionados com alguém, talvez seja mais difícil enxergar qualidades, mas todos nós a temos. Use isso ao seu favor", orienta.

Fim do conflito

Para solucionar o conflito e sair da crise com o seu chefe, o coach Arnaldo Marion sugere 5 passos de um Mapa de Relacionamentos elaborado pela Coaching 4 Change. Esses passos também podem ser seguidos para solucionar crises em outros relacionamentos, como o familiar e o amoroso. Confira:

1. Defina o que quer deste relacionamento e por que quer isso
"Como em tudo na vida, nossos relacionamentos precisam de alvos. O quanto este relacionamento é importante pra você ou seu projeto de vida e o que espera conquistar através dele? Sem alvos que nos atraiam não há sacrifícios que estejamos dispostos a fazer para obtê-los".

2. Assuma responsabilidade pessoal por eles
"É duro admitir, mas todos temos os relacionamentos que merecemos! Ninguém me obrigou a tê-los ou fazer deles o que são. Foram nossas escolhas que nos trouxeram até aqui e somente elas poderão nos levar para os tão desejados relacionamentos equilibrados e saudáveis".

3. Crie um ambiente seguro
"Estabeleça qual é o nível de segurança neste relacionamento para compartilhar sentimentos ou pensamentos. Relacionamento permeados de ameaça, medo, ou mágoa terão percentuais baixos. É sinal que de que a confiança precisa ser restaurada. Não importa quem está certo no relacionamento, tome a iniciativa de vencer o muro da separação, sem arrombá-lo. Comece restaurando a honra, valorizando quem a pessoa é, independente do que ela fez. Haja com compreensão e compaixão, pois estes criam uma segurança imensa no relacionamento. Valorize as diferenças, elas não precisam ser um problema, se souber usá-las e capitalizá-las ao seu favor".

4. Mantenha sua bateria carregada
"Você não terá nada para oferecer a um relacionamento se não cuidar bem de si mesmo. Cheque com frequência sua bateria emocional para saber se está na hora de recarregar".

5. Ouça com o coração
"De maneira geral as pessoas sentem-se mais entendidas, cuidadas e conectadas quando a comunicação foca suas emoções e seus sentimentos, em vez de apenas palavras ou pensamentos. Sintonize a frequência". 

Atualizado em 15 Ago 2014.

Por Conceição Gama
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Doria responde à propaganda da Amazon com vídeo no Facebook

"Se vocês gostam realmente da cidade, doem livros para as bibliotecas", disse o prefeito

Saraiva promove dia com 50% de desconto em livros universitários e profissionais

Ação acontece no dia 29 de março no e-commerce e lojas da rede

Metrô no México usa assento com pênis para protestar contra abuso sexual

"É desagradável viajar aqui, mas não se compara ao que as mulheres sofrem nas suas viagens cotidianas", diz a campanha

Novos emojis chegam ao iPhone em junho

São 137 figurinhas inéditas e nós amamos todas!

Spotify pode restringir parte do acervo apenas para assinantes, diz jornal

Com novo modelo, lançamentos não seriam disponibilizados ao público geral

YouTube se retrata sobre erro em censura de conteúdos LGBT

Site explicou que ferramenta não funcionou como o esperado: "estamos trabalhando nisso"