Guia da Semana

Realizar sonhos de crianças doentes, conscientizar jovens sobre a importância da solidariedade e levar educação para quem não tem acesso a ela são exemplos de atitudes as quais muitas pessoas gostariam de ter.

Pensando nisso, vários projetos sociais presentes na cidade de São Paulo foram criados em favor dessas conquistas e, especialmente, para incentivar novas ações. O Guia da Semana separou alguns deles os quais você tem que conhecer e apoiar.

Como Se Tornar Um Agente da Mudança

A melhor forma de se promover solidariedade e conhecimento é passando à frente a importância desses fatores para o mundo. Pensando nisso, os publicitários Guilherme Zuccolotto e Breno Carvalhal criaram o projeto “Como Se Tornar Um Agente Da Mudança”.

A proposta é conscientizar alunos de Ensino Médio e Cursinhos pré- vestibulares por meios de palestras gratuitas sobre sobre caridade, sustentabilidade, motivação, autoestima e como se tornar pessoas melhores e transformar a sociedade na qual estão inseridos.

Zuccolotto explica de onde surgiu a ideia do projeto. “Vimos que para o jovem fazer a faculdade já é muita coisa, a maior busca é por lazer, são raros aqueles que querem fazer algo maior, fazer parte de alguma entidade estudantil, mudar a sociedade, sua universidade, obviamente que temos suas exceções, porém ainda a amostra é muito pequena”.

O sucesso depende fundamentalmente da colaboração de qualquer um que tenha contato com o corpo docente de Colégios e Cursinhos. Para indicações e maior conhecimento do projeto, basta acessar a página www.facebook.com/agentesmudanca ou pelo email [email protected]

Doutores da Alegria

Quem já assistiu ao filme Patch Adams, com Robin Willians, pode pensar que ele é fruto da imaginação de algum diretor. Em São Paulo, a história se torna realidade com os Doutores da Alegria.

Desde 1991, o projeto promovei mais de 1 milhão de visitas em hospitais com as mais variadas formas de arte. Além de levar bons momentos a crianças hospitalizadas, o Doutores da Alegria também promovem cursos e programas para novos palhaços estejam sempre surgindo, perpetuando o trabalho.

Para saber tudo sobre o projeto, navegue pelo site oficial.

Movimento Entusiasmo - André Gravatá

André Gravata é um dos grandes expoentes de movimentos sociais em São Paulo. Em parceria com o Movimento Entusiasmo, André conseguiu promover a Virada Educação em 2014, evento que envolveu diversos espaços públicos da cidade, além de centenas de educadores e alunos.

Quem quiser saber mais sobre o Movimento Entusiasmo, basta entrar no site oficial. A página oficial de André no Facebook também pode ser acessada aqui.

Make a Wish

A realização de sonhos pode mudar a forma com que uma criança doente luta pela vida. Pensando nisso, o projeto Make a Wish tem ajudado portadores de doenças graves, como a leucemia, a ganhar presentes ou conhecer lugares e pessoas que admiram.

O processo se baseia em 4 passos: indicação, elegibilidade, descoberta do verdadeiro sonho e entrega da magia e alegria. A iniciativa já possibilitou mais de 700 encontros e está presente em 50 países. A sede brasileira está em São Paulo.

Para indicar alguém ou conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site oficial.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 1 Set 2016.