Guia da Semana

Por Vanessa Zampronho

Foram os imigrantes árabes, hábeis e lendários vendedores, que começou a fama de rua de comércio da 25 de Março. Hoje, além dos seus descendentes, portugueses, chineses e coreanos também fizeram da 25 sua casa e construíram suas vidas. Algumas ruas ganharam o nome desses pioneiros e algumas têm histórias mais curiosas.

25 de Março
O nome tem uma origem patriótica: é uma homenagem ao dia em que foi escrita a primeira Constituição brasileira, em 25 de março de 1824. Antes, o rio Tamanduateí passava por lá, por volta de 1850. Na época, para se chegar ao seu leito, o acesso era pela Ladeira Porto Geral – cujo nome se mantém até hoje.

Cavalheiro Basílio Jafet
O libanês Basílio Jafet chegou ao Brasil em 1901 e foi um dos árabes mais atuantes de São Paulo. Montou, com seus irmãos, uma fábrica de tecidos no Ipiranga e é um dos idealizadores da criação do Hospital Sírio-Libanês.

Carlos de Souza Nazaré
O brasileiro foi presidente de várias companhias e associações, sempre ligadas ao comércio, como a Associação Comercial de São Paulo ainda no começo do século 20, da Companhia de Armazéns Gerais e da Bolsa de Mercadorias de São Paulo.

Barão de Duprat
O recifense foi vereador várias vezes e prefeito de São Paulo - e autor de obras importantes como o alargamento da rua Líbero Badaró, a construção do Parque Trianon, do Anhangabaú e da Praça Buenos Aires.

Cantareira
A rua é uma referência à Serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo, uma região de mananciais e onde ficam algumas das antenas de transmissão de TV.

Atualizado em 10 Abr 2012.