Guia da Semana

Elas são poderosas, perigosas e apaixonantes. As bruxas sempre estiveram presentes no imaginário popular, nas histórias de fantasia, no cinema e, claro, na televisão. No decorrer dos anos surgiram muitas bruxas na telinha. Elas enfeitiçaram o público e conquistaram fãs e mais fãs ao redor do mundo.

+ Os psicopatas mais charmosos da TV
+ Veja uma prévia da 4ª temporada de Game of Thrones
+ As melhores séries brasileiras de todos os tempos

E tem mais bruxaria vindo por aí. Prevista para estrear no dia 20 de abril, Salem apresenta a origem da caça às bruxas na famosa cidade. Ambientada no século XVII, a série criada por Brannon Braga (24 Horas) e Adam Simon (Evocando Espíritos) mostrará Salem tomada pelo medo e pela perseguição às mulheres suspeitas de serem feiticeiras.

Mas não venha com esse papo que tem medo delas, pois não existem só bruxas malvadas não. A Sabrina está aí para provar que elas também podem ser heroínas boazinhas. Mas claro, tome cuidado com as maldades que as não-tão-boazinhas podem fazer, como as poderosíssimas bruxas de American Horror Story: Coven.

Confira uma seleção com as principais séries de bruxas da TV:

Salem



Pode ficar com medo, as bruxas de Salem não estão pra brincadeiras. John Alden (Shane West) volta da guerra dez anos depois e enconra o povoado tomado por enforcamentos, afogamentos e incideramentos de mulheres consideradas bruxas. Ele encontra também sua antiga namorada Mary Shibley (Janet Montgomery), que agora é casada com um homem rico e membro do Conselho da cidade. Quem lidera a caça às bruxas, é o aristocrata Cotton Mather (Seth Gabel). Veja no trailer uma prévia do que está por vir.

American Horror Story: Coven



A cada temporada de American Horror Story, surge um novo elenco e uma nova trama. Na terceira fase da série, Coven, as bruxas são a peça central. Também com referências à Salem, traz as últimas sobreviventes dos julgamentos ocorridos há 300 anos correndo risco de extinção. Com ataques sendo desferidos contra a sua espécie, garotas estão sendo enviadas para uma escola especial em New Orleans para aprenderem a se proteger. A bruxa suprema, Fiona (Jessica Lange), volta então para a cidade.

A Feiticeira



Transmitido de 1964 a 1972, o seriado não tinha nada de apavorante, muito pelo contrário, tinha mesmo era muito humor. Criada por Sol Saks, a trama contava a história de Samantha (Elizabeth Montgomery), uma bruxa que tentava levar uma vida normal com o marido, mas não resistia a alguns pequenos feitoços para facilitar o dia a dia. A maldade fica por conta da mãe dela, Endora (Agnes Moorehead), que não gosta dos seres humanos e quer acabar com o casamento da filha. Em 2005 a história ganhou um filme, A Feiticeira, estrelado por Nicole Kidman e Will Ferrell.

Sabrina, Aprendiz de Feiticeira



Outro exemplo de bruxa do bem é Sabrina (Melissa Joan Hart), uma jovem que tem a ajuda de duas tias Hilda e Zelda (também bruxas) para controlar seus poderes. Elas vivem com o gato Salem (um bruxo que foi sentenciado a viver por cem anos como um felino por ter tentado conquistar o mundo). Na comédia, Sabrina se mete em muitas enrascadas por não saber dominar os feitiços. Inspirada em uma história em quadrinhos, a série tabém ganhou um filme, Sabrina Vai à Roma.

Witches of East End



Mais uma vez Salem aparece em um seriado. Na nova série do canal Lifetime- inspirada no livro de Melissa De La Cruz -, feiticeiras imortais são proibidas de usar magia por conta dos julgamentos ocorridos na cidade a séculos atrás. Lançada em 2013 e renovada para sua segunda temporada, a série conta a história de Joanna (Julia Ormond), a mãe, que tem o dom de ressuscitar os mortos, e das filhas Ingrid (Rachel Boston), que vê o futuro, e Freya (Jenna Dewan-Tatum), especialista em poções.

Charmed



Mais bruxas bondosas e que têm poderes diferentes. As irmãs Halliwell descobrem ser descendentes de uma linhagem de bruxas e cada uma desenvolve uma habilidade especial, como parar o tempo, mover objetos e prever o futuro. Juntas, elas têm ainda mais força, pois formam o "Poder das Três". Toda essa magia é utilizada para combater o mal. A atração foi lançada em 1998 e ficou no ar por oito temporadas, até 2006.

Eastwick



A série baseada no filme As Bruxas de Eastwick não teve todo o sucesso de Charmed e foi cancelada depois de sua primeira temporada, mas também trazia três bruxas interessantes. Joanna, era uma tímida repórter, Kat, uma mãe e esposa atarefada, e Roxie, uma artista excêntrica. Elas se conhecem, se tornam melhores amigas e acabam descobrindo algo em comum, elas possuem poderes que nem sabiam existir. Um homem misterioso as ajuda a compreender seus poderes.

Os Feiticeiros de Waverly Place



A revelação mirim da Disney, Selena Gomez, estrela a série teen sobre uma família envolvida em magia. A comédia juvenil conta a história dos irmãos Russo, Alex, Justin e Max, que competem para ver quem vai vanter seus poderes na vida adulta - o pai deles perdeu a disputa com o irmão. O programa transmitido de 2007 a 2012 ganhou um filme em 2009, Os Feiticeiros de Waverly Place - O Filme.

Por Luísa Venter

Atualizado em 21 Fev 2014.