Guia da Semana

Estreia na segunda, 18/6, Gabriela, a nova minissérie das 23h da Globo. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção geral de Mauro Mendonça Filho e a atriz Juliana Paes no papel da protagonista.

Exibida de terça a sexta, a minissérie mantém a música tema original, interpretada por Gal Costa. Juliana Paes tem a missão de substituir a Gabriela de Sônia Braga no remake da telenovela exibida em 1975.

Gabriela representa um ícone da libertação feminina e a minissérie pretende mostrar exatamente esse pedaço da história de voto e voz femininos. A batalha entre o coronelismo e o progressismo, os velhos paradigmas e os novos horizontes fazem parte da trama.

Enredo

A trama começa com Gabriela, uma mulher jovem, sensual e de espírito livre, castigada pela forte seca do nordeste brasileiro, saindo em busca de um lugar onde possa viver melhor. Junto de seu tio Silva (Everaldo Pontes), a retirante viaja com destino a Ilhéus, na Bahia, a cidade mais rica de toda a região.

No meio do caminho, Gabriela e seu tio conhecem Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro), que os convencem a seguir pelo deserto rumo às terras férteis para o plantio de cacau, o ouro da época. É com Clemente que a retirante vive seu primeiro amor, pouco depois que tio Silva falece no meio do deserto. O casal é responsável por representar cenas quentes em plena caatinga.


Clemente: retirante e primeiro amor de Gabriela na minissérie

Ao chegar a Ilhéus, ao lado de Negro e Clemente, o trio arrisca a sorte no antigo mercado de escravos da cidade, onde Gabriela conhece Nacib (Humberto Martins), proprietário do bar Vesúvio que está a procura de uma cozinheira para seu estabelecimento e logo se encanta com a retirante de peles de canela. Nacib fica completamente hipnotizado por Gabriela e os dois vivem um romance na minissérie.

Entre idas e vindas, outros homens cruzam o caminho de Gabriela, como o Mudinho Falcão (Mateus Solano), um progressista que chega do Rio de Janeiro para abalar a estrutura política da cidade de Ilhéus, até então comandada pelo coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes).

Curiosidade

Com papel de grande destaque, quem tem chamado atenção na telinha é a musa baiana Ivete Sangalo. Depois de sua aparição na série As Brasileiras, no episódio “A desastrada de Salvador”, a cantora dá vida a Maria Machadão, a mulher mais importante do Bataclan, bordel famoso na cidade, interpretada originalmente pela atriz Eloísa Mafalda. Ela é a dona do estabelecimento e chefe das mulheres que fazem a alegria de todos os coronéis da região.

Ivete se diz muito empolgada com o papel e comemora poder mostrar novamente seu lado de atriz. A cantora ainda disse que tem vontade de explorar esse seu novo lado.

Outros nomes que compõem o elenco da minissérie são Maitê Proença, Marcelo Serrado, Laura Cardoso, Bete Mendes, Ary Fontoura, entre outros.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 19 Jun 2012.