Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Nova Zelândia

País sede, os All Blacks entram como franco-favorito na competição e tem a maior responsabilidade de levar a taça. Para confirmar a superioridade, eles terão que mostrar o jogo bonito e o estilo plástico que fez escola no mundo todo. Daniel Carter é um dos destaques, ele que já venceu o prêmio da International Rugby Board (IRB) de melhor do mundo. Como se só isso não bastasse, a seleção neozelandesa ainda tem um trunfo para intimidar os adversários, o haka. A dança típica maori é realizada poucos minutos antes da partida.

França

Apesar de organizar a Copa do Mundo de Rugby em 2007, não foi daquela vez que os Les Bleus conquistaram sua tão sonhada taça do mundo. Jogando fora de casa, a quarta seleção melhor ranqueada do planeta aposta todas as suas fichas no full back Clément Poitrenaud, um dos melhores talentos individuais lançados no país.

Inglaterra

Atual campeã do torneio Seis Nações, o país que inventou o esporte vem crescendo em suas últimas apresentações. Em quinto lugar no ranking mundial de seleções, é um time de tradição que vem com uma equipe renovada e muito competitiva. Conta muitos pontos a favor a volta de Jonny Wilkinson à posição de abertura, ele que conquistou com um chute a Copa do Mundo de 2003.

Austrália

Campeã em 1991 e 1999, a segunda melhor seleção do mundo é tida como a grande rival dos All Blacks na briga pelo torneio. Para concretizar isso, o time jovem tem a seu favor o jogo com velocidade e uma forte defesa. O scrum-half Will Genia é tido por muitos já como o melhor do mundo.

África do Sul

O título mundial de 2007 credenciou os Springboks ao seleto grupo de favoritas. O elenco conta com 18 campeões mundiais e joga com bastante agressividade, principalmente nos primeiros 20 minutos. Melhor do mundo no mundial passado, Bryan Habana, considerado um dos atletas mais rápidos do planeta, é a estrela dos sul-africanos.

Regras e termos técnicos

Onde assistir

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 10 Abr 2012.