Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Semelhante ao futebol americano, o rugby tem a bola é oval e o jogador precisa carregá-la nas mãos. Com ginga e velocidade, o atleta tem por objetivo driblar o adversário com o corpo, passar somente para trás e correr em direção a linha de fundo do oponente.

O rugby convencional, ou union, é disputado por duas equipes de 15 jogadores, em uma partida de dois tempos de quarenta minutos contínuos - com o relógio parando somente para atendimento médico. O campo é maior que os de futebol, com dimensão máxima de 144 metros de comprimento e 70 de largura.

As posições, funções e características físicas dos atletas são diferentes. Os forwards são geralmente mais pesados e fortes e os backs são mais leves e velozes. Para participar, basta usar shorts, camiseta e chuteira - esta mais pesada e com travas maiores do que a do futebol.

Diferente do futebol americano, os atletas não precisam de proteção. As únicas permitidas são feitas com espumas e finas, como capacetes para proteção das orelhas e ombreiras. Além disso, recomenda-se o uso de protetor bucal para os dentes.

Para não ficar boiando

In goal: área do campo que corresponde à área de touchdown do futebol americano.

Try: é o gol do rugby. Para o jogador marcar um, ele precisa apoiar a bola no in-goal (entre as traves) do oponente - 5 pontos.

Try Penal: marca-se um try penal entre os postes se, através de jogo sujo do oponente, um jogador que provavelmente teria marcado um try é impedido de fazê-lo - 5 pontos.

Goal: marca-se um goal chutando a bola sobre o travessão e entre os postes de goal dos seus oponentes, desde o campo de jogo, mediante um chute colocado ou um drop kick.

Conversão: após um try marcado (ou try penal), a sua equipe tem o direito de tentar obter dois pontos extras, executando um chute goal. Esse pontapé pode ser efetuado mediante um chute colocado ou um drop kick - 2 pontos.

Penalidade: o atleta marca uma penalidade convertendo um goal de um pontapé penalidade - 3 pontos.

Drop Goal: o jogador marca um drop goal convertendo um goal de um drop kick no jogo aberto. A equipe qual se concedeu um free kick não pode marcar um drop enquanto a bola não se torne morta, ou após um oponente a tenha jogado, tocado ou tackleado o portador da bola - 3 pontos.

Tackle: é feito agarrando o jogador adversário que está portando a bola e jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomada de posse da oval através do ruck.

Ruck: quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados; eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.

Hand off: quando o jogador estica o braço, deixa sua mão aberta e usa o peso do adversário para se afastar e ficar com a bola.


Página Principal

Principais seleções

Onde assistir

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 10 Abr 2012.