Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Os adoradores da bola oval concentraram seus olhares no outro lado do globo, na Nova Zelândia, país sede da Copa do Mundo de Rugby 2011. Disputada a cada quatro anos, a competição reuniu as 20 melhores seleções no terceiro maior evento esportivo do planeta, que consagrou o país sede como o grande campeão do evento.

Para ter uma ideia da grandeza do esporte jogado com as mãos, em 2007, o torneio foi transmitido para mais de 200 países, com uma audiência de TV acumulada de 4.2 bilhões, e média de público nos estádios de 47,150 espectadores por jogo, em um total de público de 2.263,223 em 48 jogos.

Embora no país do futebol ainda não seja uma unanimidade, o esporte demonstra pinta de crescimento. Segundo a Confederação Brasileira de Rugby, os 40 clubes de 2004 somam 230 atualmente, representando um aumento de 500% em sete anos. O fato da modalidade voltar ao calendário olímpico nos Jogos do Rio em 2016 e dos patrocinadores investirem na divulgação do esporte por aqui surtiram efeito.

Mesmo sem uma boa estrutura profissional, o Brasil já ocupa a 28ª posição no ranking mundial e conseguiu o grande feito de se classificar para o Pan-Americano de Guadalajara, no México, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro. Embora esteja de fora da Copa do Mundo, não há como negar que os mais de 100 mil atletas brasileiros e outros tanto simpatizantes não desgrudarão os olhos do Mundial de Rugby.

Este ano, os direitos de transmissão foram comprados pela ESPN, e os canais ESPN Brasil e ESPN HD serão transmitidos ao vivo. Mas fique atento! Por causa do fuso-horário, a maioria das partidas acontecem de madrugada. Para você não ficar fora das rodas de conversas até 23 de outubro, o Guia da Semana selecionou algumas dicas, destacou as principais seleções e indica qual os lugares mais agitados para assistir a Copa do Mundo de Rugby de 2011. Confira!

Regras e termos técnicos

Principais seleções

Onde assistir

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 1 Dez 2011.