Guia da Semana

Acontece nos dias 21 e 22 de setembro a 7ª edição da Virada Esportiva em São Paulo. Com iniciativa similiar à da Virada Cultural, o evento promove 48 horas ininterruptas de atividades esportivas e programação variada em diversos pontos da capital.

+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP
+ Confira os shows que rolam essa semana em São Paulo

Dentre as modalidades, há skate, longboard, futebol, downhill urbano, saltos com vara, slackline, entre muitas outras, desde as mais tradicionais até as mais arriscadas. Já que são tantas opções em dez arenas espalhadas pela cidade, o Guia da Semana separou as melhores para facilitar a sua programação. Confira o que vai rolar em cada região:

REGIÃO CENTRAL

Vale do Anhangabaú - Um dos polos mais tradicionais da Virada Esportiva contará com a Arena Radical (tirolesa, rapel, alpinismo, bungee trampolim, full pipe, pebolim humano, bola tripulada, surf mecânico, tobogã e simuladores de queda livre e anti-gravidade, das 8h do dia 21 às 16h do dia 22), bossal bol (sáb. - 10h às 22h e dom. - 8h às 16h) e tênis de mesa com o mesatenista Hugo Hoyama (sáb. - 11h às 15h).

Memorial da América Latina – O local faz parte do percurso da Skate Run, além de sediar o Skate Plaza no Memorial (sáb. - 20h às 00h e dom. - 10h às 17h). Haverá também arco e flecha (sáb. às 10h até dom. às 17h) motocross freestyle (dom. - 11h às 16h) e balão de ar quente tripulado (dom. - 8h às 11h30)

Largo do Arouche - a população poderá assistir ou participar do Game da Diversidade, voltado ao público LGBTT. Haverá disputas de vôlei, queimada, futebol de salão, luta de cotonetes, surf mecânico, torneio de dança e as divertidas competições exclusivas para drag queens (arremesso de bolsa, corrida de salto alto, campeonato de bate-cabelo, etc.).

ZONA SUL

Guarapiranga – A região da Represa do Guarapiranga contará com Travessia Aquática (sáb. e dom. das 7h às 13h), Duathlon (corrida e natação - sáb. - 7h às 13h), futebol na areia, vôlei, futevôlei e handbeach, além de clínicas de rafting, wakeboard, stand up padle, wake skate, wake surf, kaiak e canoa havaiana (dom. - 9h às 13h)

Cidade Ademar – A Virada preparou o evento Cidade em Atividade em alguns Clubes da Comunidade. Os locais contarão com espaços para praticar de skate, futebol e futsal, vôlei e os clássicos jogos de taco, bolinha de gude, dominó e pula corda, entre outros. MMA e Judô também estão confirmados na programação.

ZONA OESTE

Villa-Lobos – O parque vai sediar o Desafio Jogos da Cidade de Streetball 3x3 (sáb. - 14h às 19h e dom. - 9h às 17h), a Viradinha Esportiva (sáb. e dom. (10h às 17h), com brinquedos infláveis, gincanas e atividades recreativas monitoradas para crianças de 0 a 12 anos e o Skate Street (sáb. e dom. das 10h às 17h).

Centro Esportivo Pelézão - Localizado no bairro da Lapa, o local será transformado em uma verdadeira praia no dia 22 de setembro. O local será uma das sedes do “Deu Praia na Virada”, que vai oferecer aos paulistanos atividades como futebol de areia, vôlei, futevôlei e handbeach.

ZONA LESTE

Parque do Carmo – O segundo maior parque de São Paulo será sede do Air Show (sáb. e dom. - 9h às 17h), que terá simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador asa delta, bungee jump, Scape Shute e Snake Escalada.

PET – Corrida 24h (sáb. às 14h até dom. às 14h), Corrida Infantil da SEME (sáb. das 8h às 12h), ginástica (sábado às 9h) e atividades como wakeboard, clínicas, frescobol, slackline, full pipe e simulador de wakeboard (dom. - 8h às 18h) serão oferecidos no Parque Esportivo dos Trabalhadores durante a Virada Esportiva.

Centro Esportivo Curuçá – Localizado na Subprefeitura do Itaim Paulista, a Caravana Radical será a grande atração do C. E. Vila Curuçá. Das 10h às 17h, nos dias 21 e 22, o público poderá aproveitar as clínicas de surf, stand up paddle, skate, slackline, parkour e atividades lúdicas.

ZONA SUL

Parque Jacuí – No Parque Jacuí serão oferecidos dois grupos de atividades: A Viradinha Esportiva (sáb. e dom. - 10h às 17h), voltada para crianças de até 12 anos, terá brinquedos infláveis, atividades esportivas, oficinas com apresentações de palco e atividades recreativas. E uma maratona chamada Futebol Mania (sáb. - 10h às 22h e dom. - 10h às 17h), com pebolim humano, futebol de sabão, futebol de botão, vídeo game e futsal.

Parque da Independência – Mantendo a tradição, o parque será um polo radical com o Snowboard Experience (sáb. e dom. - 9h às 17h), um simulador de snowboard em uma rampa revista com PVC, e o Skate no Museu (sáb. - 7h às 19h), que reúne atividades para os praticantes de todas as modalidades.

Parque do Ibirapuera – No parque mais famoso de São Paulo acontecerá o Basquete Street 3x3 (sáb. e dom. - 10h às 16h), a oficina de tênis com o Instituto Patrícia Medrado (sáb. e dom. - 10h às 16h) e clinica de patins na Marquise, com direito a pista de patinação, mini rampa e caixotes (dom. - 00h às 16h). O Local também será sede da 1ª Edição do Passeio Noturno Sobre Patins (sáb. - 20h às 00h) e da Semana Move Brasil (21 a 29/09, das 7h às 20h), organizada pelo SESC, que pretende dar orientações e dicas de saúde para a população.

EM DIVERSAS REGIÕES

Skate Run (Zona Oeste) – É uma das novidades desta edição, batizada de “Maior corrida de skate do mundo”. A atração consiste em uma corrida de skate, com percurso de oito quilômetros. A largada será na frente do Estádio do Pacaembu, passando pelo Minhocão e terminando no Memorial da América Latina (dia 22, das 8h às 11h30).

Por Marina Marques

Atualizado em 20 Set 2013.