Guia da Semana

Após a final da Libertadores na quarta, 4/7, o corinthiano, após muito esperar, pode enfim comemorar o primeiro título do time no campeonato mais desejado por todos do clube. Com mais uma taça indo ao Memorial do Sport Club Corinthians Paulista, a torcida mais fiel e com a maior média de público nacional, pode aproveitar uma série de lugares em São Paulo especialmente dedicados para os torcedores do timão.

>> Ronaldo lança filme sobre seu último jogo pelo Brasil
>> Saiba onde ficam os principais campos society em São Paulo
>> Confira como estão os estádios para a Copa de 2014

O clube do Parque São Jorge, fundado por operários em uma esquina do Bom Retiro, bairro onde hoje está a sede da Gaviões da Fiel, oferece ao bando de loucos vários outros pontos especiais espalhados por São Paulo. Corintiano que se preze não deve se limitar, por exemplo, a apenas uma visita ao Estádio do Pacaembu.


Créditos: Pacaembu/Rodrigo Soldon

Além do campo que atualmente recebe os jogos do Timão, e onde também se encontra o Museu do Futebol, vale dar uma passada na área onde o torcedor verá em breve a Arena Corinthians. O local, apelidado de Fielzão e previsto para ficar pronto no final de 2013, é um dos 12 estádios que vão receber os jogos da Copa de 2014.

Teatro e Academia Corinthians

Apesar de se professar “corintiano, maloqueiro e sofredor...”, que traz no grito de guerra, o alvinegro não esconde seu gosto cultural mais aguçado. É pensando nisso que o clube administra outro palco importante, o Teatro Sport Club Corinthians Paulista.

Além do espaço, que abriga performances teatrais de diversos gêneros e bate-papos com atletas e ex-atletas, o campeão brasileiro de 2011 conta com lojas da rede Poderoso Timão, como a filial do Shopping Itaquera, e com a nova Academia Corinthians.

Bares São Jorge para bebemorar

Manifestada até mesmo no terceiro uniforme do time em 2011 – uma camisa vinho com a estampa de São Jorge, tido pelos católicos como “O Santo Guerreiro” –, a fé alvinegra pode encontrar refúgio até mesmo em locais sem tanto vínculo assim com o Corinthians.

A Cervejaria São Jorge, no centro, e o Bar São Jorge, no Tatuapé, zona leste, são bons exemplos disso. O nome do santo no título, obviamente, é apenas um pretexto para bebemorar e discutir a suada trajetória do time do povo no campeonato nacional.

Por Emerson Viana

Atualizado em 16 Jul 2012.