Guia da Semana

O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou na manhã desta terça-feira (14), em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, os nomes dos 23 jogadores que vão disputar a Copa das Confederações vestindo a camisa verde e amarela. Entre os nomes mais esperados estavam o atacante Neymar, do Santos, e Fred, do Fluminense, que receberam o convite do treinador. Alexandre Pato (Corinthians) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), que também estavam entre os possíveis convocados, ficaram de fora.

Desde que assumiu o comando da Seleção, em novembro de 2012, Felipão vem mostrando uma atuação duvidosa. O técnico dirigiu o time em cinco jogos e obteve apenas uma vitória, contra a Bolívia. Ao todo, foram mais três empates (Itália, Rússia e Chile) e uma derrota (Inglaterra). Na Copa das Confederações, o Brasil está classificado no Grupo A, ao lado de Itália, México e Japão.

Atualmente, o Brasil ocupa a 19ª colocação no ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), a sua pior posição desde a criação da lista, em 1993. Apesar da situação desconfortável, o time brasileiro enfrenta uma grande pressão por parte do público, principalmente pelo fato de o torneio ser realizado no país este ano.

Único país presente em todas as edições da Copa das Confederações, O Brasil é o maior vencedor da história do torneio, com três títulos conquistados (1997, 2005 e 2009).

Confira a lista completa de convocados

Meias e atacantes:
Jadson (São Paulo)
Oscar (Chelsea - Inglaterra)
Lucas (PSG - França)
Hulk (Zenit - Rússia)
Bernard (Atlético-MG)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)
Neymar (Santos)

Volantes:
Fernando (Grêmio)
Hernanes (Lazio - Itália)
Luiz Gustavo (Bayern - Alemanha)
Paulinho (Corinthians)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona - Espanha)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid - Espanha)
Filipe Luis (Atlético de Madri - Espanha)

Zagueiros:
Thiago Silva (PSG - França)
Réver (Atlético-MG)
David Luiz (Chelsea - Inglaterra)
Dante (Bayern - Alemanha)

Goleiros:
Julio Cesar (QPR - Inglaterra)
Jefferson (Botafogo)
Diego Cavalieri (Fluminense)

Por Conceição Gama

Atualizado em 22 Mai 2013.