Guia da Semana

Você já viveu a experiência de observar um cometa? Pois chegou a hora de vê-lo e relizar um pedido. Astrônomos amadores ao redor do mundo confirmam que o brilho do Cometa Ison já começou a aumentar, conforme ele ruma na direção do Sol, e o objeto já pode ser visto com o auxílio de binóculos.

+ Confira o calendário de chuvas de meteoro 2013 e 2014Veja também a chuva de meteoro Oriônidas
+ Veja também a chuva de meteoro Geminídeas
+ Veja também a chuva de meteoro Perseidas

O feriado de Proclamação da República, no dia 15 de novembro, será um bom momento para encontrar o cometa no céu, basta separar um bom par de binóculos. Ele está no momento com brilho de magnitude 8, e é preciso 6 ou menos para vê-lo a olho nu num céu limpo e longe da poluição luminosa (quanto menor a magnitude, mais brilhante é o objeto).

O melhor horário para observá-lo é por volta das 5h30 da manhã, pouco antes de o Sol nascer. Para enxergá-lo, olhe na direção leste, para a constelação de Virgem. O cometa Ison estará bem próximo à estrela Porrima (Gamma Virginis).

A tendência é que o brilho continue aumentando durante os próximos dias, mas ele cresce na mesma proporção em que o cometa se aproxima cometa Ison (chamado de C/2012 S1 por cientistas) atingirá seu brilho máximo para quem o olha da Terra no final de novembro, quando o objeto celestial passa pelo Sol. Quanto mais brilhante fica, mais visível é para o observador humano - e maiores ficam as chances de se poder ver o cometa a olho nu antes de ele desaparecer dos céus do nosso planeta, por volta de dezembro, quando será registrada sua aproximação mais próxima.

Dependendo do destino do cometa ao passar perto do Sol, o cometa Ison poderia se tornar um espetáculo nos céus ou, pelo contrário, uma decepção. De acordo com a Agência Espacial Europeia, o corpo celeste poderia se desintegrar completamente.

Cometa Ison

Por Marina Marques