Guia da Semana

Aulas de natação para cães, marido de aluguel, banca especializada em Playboy e Disk Elvis, são alguns dos diversos endereços inusitados reunidos na 4ª edição do livro Os Endereços Curiosos de São Paulo, de Marcelo Duarte.

"São Paulo é uma cidade muito dinâmica. Muita coisa da edição anterior foi fechando ou mudando de endereço. Do lançamento do anterior para hoje passaram-se 5 anos e eu já tinha um número considerável de mudanças a serem feitas", diz o jornalista que desde 1992 é especialista em curiosidades, sendo autor de livros como o best-seller O Guia dos Curiosos, A Origem das Datas e Festas e o Almanaque da Bandeiras.

Para curtir ao máximo a leitura, o especialista em curiosidades recomenda. "O jeito mais legal de aproveitar o livro é ir lendo página a página e vendo cada estabelecimento, aproveitando para escrevero do lado se precisa ir. Também acho lega fazer suas próprias marcações e roteiros".

O motivo desse trabalho todo? A atriz Sharon Stone. Anos atrás, quando o autor trabalhava na revista Veja, foi incumbido por seu editor para achar uma loja que vendesse um picador de gelo, objeto usado pela atriz para matar suas vitímas em Instinto Selvagem.

No processo, acabou encontrando mais de 130 endereços com os mais diversos tipos de serviços, desde Hotel de Bonsai até Agência de Anões, que acabaram entrando na primeira edição do livro.

"Depois de 20 anos fazendo isso você começa a receber muita informação. As pessoas vêem uma coisa diferente me avisam. Eu recebo uma carga muito grande. O mais difícil é selecionar o que é bom, o que é diferente, o que é novo ou o que eu vou visitar. Na verdade tem muito mais coisa pra fazer do que eu tenho tempo".

O reconhecimento do trabalho não vem só nas vendas, mas também nos alvos de suas obras. "No dia do lançamento muitas das pessoas que estão no livro foram lá me visitar para agredecer a inclusão, que atraiu muitos clientes".

São Paulo por Marcelo Duarte

Museu do Ipiranga

Mas muito se engana quem pensa que a rotina de garimpar endereços pela cidade se tornou uma tarefa cansativa para o autor. "Chega no final de semana eu faço um baita roteiro de lugares que eu quero visitar ou de bairros diferentes que eu não vou faz tempo. É meu jeito de curtir a cidade. Eu não sei ficar sentado no sofá tirando uma soneca. É a curtição, mas é lógico que é um modo de trabalhar".

"Eu amo o Museu do Ipiranga, não sei explicar o porquê. Tem duas salas que são minhas favoritas: uma é a que tem uma maquete de São Paulo antiga e a outra é onde está o quadro da independência ou morte. É um passeio que eu faço demais. Eu adoro Ipiranga, é um bairro que me fascina. Eu gosto de ir para o museu depois ir passear nos jardins do Parque da Independência e tomar sorvete na sorveteria Damp."

Conheça outros endereços curiosos que Marcelo Duarte costuma frequentar:

Haikai - "Eu gosto muito do bairro da Liberdade. Sempre que eu passeio por lá eu acabo descobrindo algo novo. Esta é uma loja onde eu gasto muito dinheiro. Lá tem quase tudo da familia Ultra, como artigos e máscaras do Ultraman e Ultraseven, além de bonequinhos dos monstros que eles lutam".

Casa Búlgara - "Eu adoro esta casa típica no Bom Retiro. Lá serve a bureka, um tipo de salgado folheado, que meu pai e minha mãe costumavam comprar para mim quando era pequeno. Até hoje eu passo lá. É o tipo lugar que mesmo que eu tenha acabado de almoçar eu paro para comer".

La Bombe - "Eu trabalho perto dessa nova doceria de Pinheiros é especializada em bombas, só que ela tem um diferencial. Normalmente nos estamos acostumados a experimentar elas de chocolate, creme e café, mas aqui são servidas os sabores de jaboticaba, frutas vermelhas, limão siciliano, entre outros".

Galeria Itapetininga - "Outro lugar muito legal e essa galeria que fica entre a Rua Sete de Abril e a Barão de Itapetininga. O grande destaque do lugar são as vitrines com os brinquedos antigos aos sábados. Os donos expõem artigos como capacetes de guerra antigos, brinquedos, garrafas de coca-cola antigas, entre outros".

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.