Guia da Semana

O Dia da Toalha (ou o Dia do Orgulho Nerd) é uma homenagem a Douglas Adams, escritor e roteirista que criou um dos maiores livros de fição científica: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Resumo da trilogia, (que na verdade é composta por cinco livros): Arthur Dent, um típico inglês jovem descobre que a Terra será explodida. O portador da notícia é seu amigo Ford Prefect, um extraterrestre por aqui de passagem. Juntos, eles fogem para viver diversas aventuras pela galáxia portando suas toalhas. Sim. Toalhas.

"O mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha (...) vai pensar que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito", explica Douglas Adams em certa parte do primeiro livro.

Porém, seguindo o clima nonsense da obra, o não existe um porquê o Dia da Toalha cair no dia 25 de maio. Alguns dizem que a homenagem nerd cai nesse dia para coincidir com a data do lançamento do primeiro filme do Star Wars, em 1974, mas para muitos nerds a não obviedade é opção mais engraçada. O Dia da Toalha cai no dia 25 porquê sim. Simples assim.

Mas o estereótipo nerd mudou e muito. Quem embarcou nesse mundo de tecnologia, fantasia e ficção científica na década de 70 era de fato muito estranho. Vivia enfiado em garagens, descobrindo e criando linguagens de computador, comendo pizzas frias e sem pegar ninguém.

O tempo passou e muitos desses caras viraram peixes grandes, como Steve Jobs e Bill Gates. Hoje, eles surgem já como jovens gênios da internet e dos negócios, como Larry Page e Mark Zuckerber, o que ajudou, e muito, a disseminar o orgulho do momento e difundir o Dia da Toalha e do Orgulho Nerd.

"Se foi o próprio Gates quem disse que é importante ser legal com os nerds, já que provavelmente eles serão os chefes de amanhã, quem pode contradizer? Gates, Jobs e Zuckerberg são o cúmulo do sucesso para as novas gerações, mais um motivo para a onda nerd pegar de vez", explica a blogueira da revista Superinteressante Claudia Fusco Oliveira.

Além das chefias das maiores empresas de tecnologia do século 21, os nerds alcançaram a fama de estrelas do cinema e da TV. Os personagens Sheldon Cooper, Leonard Hofstadter e cia. de The Big Ben Theory são adorados e causam verdadeiras loucuras quando estão em ações de promoção da série.

Antes, os nerds eram representados por bobalhões como os meninos do grupo Trilambda de A Vingança dos Nerds (1984), por exemplo."Eles viraram personagens principais no cinema, ganharam rostos de atores de Hollywood, o que facilitou a se tornar essa figura carismática e digna de admiração", completa Claudia.

Outra característica do atual boom nerd foi a explosão desse universo em mil partes, como no nascimento de estrelas novas. "Hoje, geeks, dorks, otakus, gamers e um sem fim de grupos e subgrupos compreendem a grande nerdosfera, e fica difícil, para quem não acompanha os assuntos da cultura pop identificar quem é o que", comenta Rodrigo Menezes, 30 anos, professor de filosofia e nerd assumido.

A estudante de publicidade Giovana Oneig, 20 anos, concorda. "Somos bem mais aceitos do que seríamos na época dos meus pais, principalmente pela disseminação da mãe-internet. Só que o conceito ampliou muito. Tem gente só porque assiste The Big Bang Theory se diz nerd, mas pensa que Triforce é geometria".

Com tanta pompa e circunstância, o que se esperar do futuro? O Dia da Toalha se tornar um feriado nacional? Uma dominação de todas as cadeiras de CEOs e de outros cargos diretivos? Uma grande parada da diversidade, bem ao estilo Campus Party? "Não quero que todos sejam iguais, pois gosto das diferenças sem julgamentos. O nerd é alguém que, visando ao seu desenvolvimento tecnológico ou cultural, ajuda a sociedade, mas isso é uma consequência, não objetivo", argumenta Rhuann.

Já para a blogueira Claudia, os nerds do futuro serão ainda mais multimídias, curiosos e inteligentes. "Eles poderão até ocupar o centro de operações corporativas e livrar-se, pelo menos em parte, do embaraço social que lhes é típico. Acima de tudo, vão continuar a transformar suas paixões e seu modo de vida em trabalho. Só espero que não fiquem ocupados demais ao ponto de terem de abandonar os videogames".

Atualizado em 12 Jul 2013.