Guia da Semana

Café coado é a tendência da vez: saiba onde tomar uma boa xícara em São Paulo

Adeus expresso!

O fenômeno da gourmetização gastronômica vem ganhando novas formas e, hoje, a tendência é rever sabores do passado, criando releituras e, consequentemente, experiências renovadas. E com o café, bebida favorita do brasileiro, a história não é diferente. Resumindo: de uns tempos para cá, mesmo que a popularização de máquinas Nespresso e afins tenha dado ainda mais força ao império do expresso, o reinado das cápsulas está com os dias contados. 

É que os gourmands de plantão, preocupados com o verdadeiro sabor do cafezinho, vêm propondo (não tão) novos de preparo. O resultado é a atenção redobrada para o bom e velho coador. Mas, se engana quem acha que o método de preparo resume-se a filtros de pano e papel - processos de coação a partir de prensas francesas, aeropress, chemex e outros é a bola da vez. Curiosos? O Guia da Semana te conta onde tomar uma verdadeira (e deliciosa) xícara de café em São Paulo. Confira! 

Coffe Lab

O Coffee Lab é um verdadeiro laboratório de café - assim como o nome sugere. O cardápio oferece inúmeras opções da bebida, com grãos são selecionados e testados até a obtenção do blend perfeito. Por lá, você pode saborear uma xícara preparada a partir de métodos como o Hario V60 - coador japonês que controla o tempo de extração e temperatura. O local também oferece aulas de degustação.

Octavio Café

A Octavio Café oferece ao cliente mais de dez modos de preparo da bebida, incluindo o tradicional feito em coador de pano - os grãos são selecionados na fazenda da própria marca. Dentre as opções, o café gelado e os Cookies ao Café são algumas das bebidas mais requisitadas. Também oferece pratos, drinks e comidinhas.

Sofá Café

Outro point imperdível para os amantes do café, o Sofá Café conta com quatro unidades em São Paulo. Todos os cafés servidos por lá têm grãos de origem nacional, moídos na hora, e podem ser coados de três formas diferentes, à escolha do freguês: Hario V60, aeropress e prensa francesa.

The Little Coffee Shop

Entre as surpresas do bairro de Pinheiros, está o The Little Coffee Shop. Os cafés da casa vêm direto do Coffee Lab, a preços mais camaradas. O destaque da casa é a inusitada Hop Arabica, cerveja artesanal preparada com café. De resto, não deixe de experimentar o tradicional cafezinho, preparado em coador de pano.

Torra Clara

Localizado na Oscar Freire, o charmoso Torra Clara propõe ao visitante diversas experiências com o café - há inúmeros tipos de torra (média, clara, escura) e métodos de infusão. Experimente a prensa francesa, cafeteira que dispensa o uso de filtro de papel, e o chemex, que não transfere resíduos para a xícara, resultando em uma café menos encorpado.

Atualizado em 11 Set 2016.

Por Ricardo A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Loja de doces em SP abre concurso para eleger testadores de guloseimas

Big Bang Candy Lab está em busca de pessoas que possam testar seus novos produtos, que incluem chocolates, balas e mais

Conhecemos a Carlo's Bakery! Vem saber tudo sobre os doces e preços da loja

Loja na Bela Cintra tem atraído uma multidão ansiosa para provar os famosos doces do Cake Boss

Mercado em SP vende com exclusividade Kit Kat de matcha

Supermercado Hirota vende sabor exótico de Kit Kat, além de outras novidades japonesas

Barca de Açaí vira moda do verão; 3 lugares para provar a sobremesa exagerada em SP

Muito açaí mais um exagero de acompanhamentos, como chantily, frutas, paçoca, chocolate, leite condensado e por aí vai

Burger King lança combo especial para idosos acima de 70 anos

Produto voltado para idosos só pode ser vendido para maiores de 70 anos

Adeus dieta! Rede de lojas lança Churros na Taça no cardápio

Sobremesa leva churros de chocolate, sorvete, barrinhas de waffer com chocolate e cobertura