Guia da Semana

O cuidado com a alimentação ajuda a manter a pele e os cabelos lindos. Combinar bons produtos de beleza com uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode ser o segredo para o sucesso.

+ Veja cinco lugares para comer um bom bolo em São Paulo
+ Conheça seis churrascarias para saborear uma boa carne

Confira abaixo uma lista de alimentos benéfico à saúde e suas especialidades:

Abacate: muito usado por diversas linhas de cosméticos e popular ingrediente em receitas caseiras de beleza. O abacate é rico em óleos naturais e em vitaminas A, B e E, além de suas propriedades emolientes que evitam ou atenuam o ressecamento da pele e dos cabelos. É responsável também no combate ao envelhecimento precoce devido aos flavonóides presentes na fruta que possuem efeito antioxidante. Grande aliado dos cabelos, cacheados ou lisos, o seu uso externo, como máscaras, auxilia no realce do brilho, da cor, além de deixá-los macios e trazer suavidade aos fios.

Abacaxi: possui bastante vitamina C, fundamental na produção de colágeno, que dá firmeza aos tecidos e traz viço e maciez à pele. Além disso, o abacaxi tem poder antioxidante, que auxilia no retardo do aparecimento das rugas e marcas de expressão, além de conter substâncias antiinflamatóras que atuam no combate a acne e alergias.

Beterraba: rica em vitaminas A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, seu consumo deixa a pele com aparência mais saudável, além de dar fortificação ao sangue, refletindo na pele e nos cabelos – a beterraba ainda combate a queda de cabelo.

Coco: se usado em forma de óleo é absorvido mais facilmente e atua de forma eficiente na cicatrização, recuperando peles secas e danificadas. Já a água de coco faz um bem enorme aos cabelos pois contém sais minerais, que devolvem o brilho e fortalecem os fios.

Castanha-do-pará: assim como outras oleaginosas, a castanha-do-pará contém selênio, cuja função antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Feijão: rico em zinco, mantém a pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno.

Folhas verdes escuras: ricas em ferro vegetal, importante para a nutrição e oxigenação do bulbo capilar, auxiliando no bom estado dos cabelos.

Mamão: rico em vitamina A devido a grande quantidade de betacaroteno, o mamão é responsável pela renovação celular e recuperação dos tecidos - que ajuda a manter a pele viçosa -, além de ter efeito anti-acne.

Soja: a isoflavona, presente no alimento, tem papel importante na reposição hormonal e ajuda a dar mais firmeza à pele. Além disso, contém proteína que fortalece o cabelo e diminui o ressecamento da pele.

Água: o consumo de água é fundamental para manter o equilíbrio do metabolismo do organismo. Além disso, manter-se hidratado é fundamental para ter uma pele com aparência saudável. A grande dica é: abuse da água ao longo do dia.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 29 Jul 2013.