Guia da Semana

Quem ama a música pop sabe que a Coreia do Sul é detentora de um dos gêneros mais adorados pelos adolescentes do mundo inteiro, o K-pop. O gênero explodiu recentemente, apesar de não ser tão novo assim, e é sempre formado por garotos e garotas na casa dos 20 anos - ou menos - e muita coreografia, figurino carregado, videoclipes caricatos e muita animação.

O K-pop é um gênero que movimenta muito dinheiro, já que as agências investem pesado e apostam na carreira de diversos grupos, na esperança de que se tornem grandes fenômenos, como tantos já existentes. E apesar de ter só ganhado fama mundial nos últimos anos, os primeiros grupos do estilo pipocaram em 1992. Mas foi com o surgimento da S.M. Entertainment, maior agência de talentos da Coreia do Sul, em 1995, que os boys e girls groups começaram a explodir. No fim dos anos 90, empresas como YG Entertainment, DSP Media e JYP Entertainment também entraram em cena, produzindo talentos em massa.

Ficou curioso? Então confira 10 grupos de K-pop para conhecer e se apaixonar!

Bangtan Boys - 방탄소년단

Com clipes viciantes marcados por muita coreografia, o grupo é dono de milhares de views no YouTube, sendo composto por sete integrantes. Geralmente conhecidos por BTS, mas também chamados de Bangtan Boys, sua estreia aconteceu em 2013 e logo levou o título de “Melhor Novo Artista do Ano” em diversas premiações de música. O álbum The Most Beautiful Moment In Life, Part 2 (2015) alcançou o número 1 na parada de álbuns Billboard Mundial e permaneceu lá por várias semanas, tornando BTS o primeiro grupo K-Pop para conseguir essa numeração.

BIGBANG - 빅뱅

Formado em 2016, é conhecido por suas apresentações extravagantes, que são completadas com coreografia, figurinos e adereços, além de muito hip hop. E apesar de apostar em alguns hits coreanos, o boy group possui também alguns videoclipes com uma imagem mais pesada e sensual, com cenas recheadas de luxúria e integrantes sem camisa.

Girls' Generation - 소녀시대

Formado em 2007 e contando hoje com oito integrantes, o grupo Girls' Generation conta com uma imensa popularidade, o que rendeu às meninas o título de "Girl Group da Nação". Para se prepararem para a fama, as meninas foram antecipadamente treinadas profissionalmente, principalmente em canto e dança. Muitas delas já haviam aparecido em revistas, comerciais de televisão e pequenas aparições na televisão.

Sistar - 씨스타

Formado por quatro garotas, o Sistar se formou em 2010 e hoje são conhecidas como ''The Queens of Summer'' ou ''four sexy ladies of k-pop'', sendo sucesso nas paradas musicais sul-coreanas, e também no mundo inteiro. Os videoclipes são marcados pela presença de cores alegres, personagens caricatos e muito capricho no figurino.

EXO - 엑소

Com uma pegada meio Backstreet Boys, o grupo EXO não economizam nas coreografias em suas apresentações, além de uma pegada extremamente futurista.

VIXX - 빅스

O VIXX tem uma pegada mais eletrônica e disco, formado por N, Leo, Ken, Ravi, Hongbin e Hyuk. Todos os membros participaram do reality show do canal Mnet, intitulado MyDOL. Em uma passagem pelo Brasil, em 2014, o grupo declarou que acredita atrair muita atenção dos fãs brasileiros por ter um show tão divertido, exótico e chamativo, além de ter uma música "pra cima e dançante".

AOA - 에이오에이

As Ace of Angels, ou AOA, existe desde 2012 e é composto por sete integrantes. As garotas encantaram o mundo com seu estilo meigo e ao mesmo tempo sexy. Assim como as outros grupos, seus videoclipes enchem os olhos com tantas cores, coreografias e figurinos divertidos.

Monsta X - 몬스타엑스

Também formados por um reality show coreano, O Monsta X mescla pop com hip hop e investe em muita coreografia e videoclipes com megaproduções. Vê-los dançar é hipnotizante:

Black Pink - 블랙핑크

O grupo é o mais novo na lista, tendo sido lançado em junho de 2016. O grupo surgiu como uma grande aposta da YG Entertainment, que até soltou teasers anunciando a novidade. A cada semana um membro seria revelado, sendo que as quatro garotas já eram rostos conhecidos do público, tendo feito participações em músicas de outros artistas, trabalhos em videoclipes, programas de TV e etc.

Seventeen - 세븐틴

O negócio do Seventeen é tão profissional que o grupo consiste em treze membros, sendo dividido em três sub-unidades com diferentes áreas de especialização: a 'hip-hop unit', 'vocal unit' e 'performance unit'. Os membros do grupo estão profundamente envolvidos na composição e produção de suas canções e coreografia.

Por Marina Marques

Atualizado em 23 Mai 2017.