Guia da Semana

Tem coisa mais deliciosa do que se debruçar em um balcão de bar e pedir um drink para relaxar? Claro que tem, né? Mas falando sério, é muito bom bebericar um coquetel bem feito com ingredientes que se completam.

+ Conheça 5 drinks que podem te derrubar
+ 10 bares curiosos ao redor do mundo
+ Saiba qual a história dos drinks que você anda tomando por aí

Você pode se considerar uma pessoa boa quando o assunto é bebida, mas se ainda não provou todos os drinks dessa lista, você não é tão conhecedor quanto pensa. Preparado para anotar os drinks que você já experimentou e os que faltam experimentar?

Dry Martini

Quando se fala em drink, a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é o Dry Martini, famoso drink do James Bond. Existem muitas variações sobre esta bebida com cores e sabores imagináveis​​, mas o verdadeiro "Martini" é bem simples, só leva gin e vermute seco com uma azeitona espetada em um palito de dente.

Ingredientes:
60ml de London Dry Gin
60ml de Vermute Seco
Azeitona

Manhattan

O Martini é o drink clássico com gin e o Manhattan é coquetel clássico com uísque. O drink é feito com uísque de centeio ou Bourbon e, diferente do Dry Martini, o Vermute Seco é trocado por Vermute Doce e uma cereja dá lugar à azeitona. Dizem que se você consegue fazer muito bem esses dois primeiros drinks, você é capaz de fazer qualquer outro drink.

Ingredientes:
150ml de bourbon uísque
50ml de vermouth branco seco
5 gotas de angostura

Martinez

Alguns dizem que o Martinez foi a inspiração para a criação do Martini e que também foi uma criação de Jerry Thomas, o barman mais famoso do final de 1800. Apesar de você não reconhecer o nome de imediato como o do Dry Martini, ele é tão importante este último, dentro do universo dos coquetéis, porque mostra o lado mais doce de um coquetel de gin.

Ingredientes:
30ml de Plymouth Gin
60ml de Vermute doce
1 gota de Angostura Bitters
2 gotas de Maraschino
Casca de limão para guarnição

Sazerac

O Sazerac não é um drink tão popular pelo simples fato que um de seus ingredientes é o absinto, bebida com sabor forte de anis que nem todo mundo gosta. Mas, mesmo assim é um daqueles coquetéis que você tem que beber pelo menos uma vez na vida. Caso você se apaixone pelo drink, pegue leve porque a mistura de absinto com conhaque é potente.

Ingredientes:
2 partes de conhaque
½ parte de xarope simples
3 gotas de absinto
2 gotas de Peychaud's Bitters
1 gota de bebida tipo bitter
1 casca em espiral limão

Cocktail Brandy

É considerado um drink 'original' já que a primeira definição da palavra 'coquetel' significava misturar destilado, licor de laranja e bebida tipo bitter. É uma ótima introdução no universo dos coquetéis!

Ingredientes:
60ml de conhaque
15ml de Cointreau
2 gotas Angostura bitters
2 gotas Peychaud's bitters
Casca de limão

Margarita

Assim como o Martini, a Margarita também é um dos coquetéis que surgem na cabeça quando se fala de drinks e também existem várias versões em cores e sabores. Mas a receita clássica é muito mais simples do que as pessoas andam inventando por aí. Primeiro que não precisa de liquidificador, a Margarita tradicional é servida pura e feita só com tequila, licor de laranja, limão e xarope.

Ingredientes:
40ml de tequila
20ml de Cointreau
2 colheres (sopa) de suco de limão
Cubos de gelo
Sal (para a borda do copo)

Daiquiri

O coquetel também teve um destino semelhante ao da Margarita e do Martini. O Daiquiri original, que era uma das bebidas favoritas de Ernest Hemingway, é uma simples mistura de rum, suco de limão e, se você quiser, um pouquinho de licor de laranja. Se você já viu um Daiquiri feito com morango congelado não é o drink verdadeiro. Dá uma chance para a versão original, vai?

Ingretientes:
100ml de Rum Branco
1 colher de açucar
Opcional: um lance de licor de laranja
50ml de Suco de Limão (na verdade são ¾ de dose, mas pode ser 1 dose)

Old-fashioned

Também é um coquetel muito simples, mas é uma ótima maneira de experimentar diferentes uísques. O lance desse drink é muito mais a maneira de fazer do que os ingredientes. Você começa misturando o açúcar, o bitter e uma fatia de laranja. Depois, adicione gelo e bourbon e continue mexendo. Alguns preferem colocar água carbonatada, mas tradicionalistas não colocam nada.

Ingredientes:
40ml de Bourbon, Scotch ou Rye Whisky
1 cubinho de Açúcar (1 colher de chá)
2 pitadas de Angostura Bitter
1 gole de Club Soda (água carbonatada)

New Orleans Fizz

Esse drink foi muito popular na "Idade de Ouro" dos coquetéis e por volta de 1915 era super comum nas celebrações do Mardi Gras em Nova Orleans. O New Orleans Fizz é uma ótima introdução para quem está a fim de experimentar um coquetel a base de ovos. Calma! Você não vai colocar uma gema de ovo no copo, mas sim a clara de ovos, que deixa a bebida cremosa e espumante.

Ingredientes:
6 partes de gim
6 partes de suco de lima-da-pérsia
3 partes de creme de leite
1 parte de clara de ovos
2 gotas de água de flor de laranjeira
Xarope simples a gosto
Água com gás

Mint Julep

É um dos melhores coquetéis com bourbon feitos até hoje. O drink foi inventado durante o século XVIII no sul dos EUA e tornou-se popular depois que o senador Henry Clay, do Kentucky, apresentou a bebida no Bar Round Robin, no famoso Hotel Willard. É simples, mas deliciosa e refrescante!

Ingredientes:
8 folhas de hortelã
1 colher de chá de açúcar
2 doses de uísque
Gelo picado

Por Juliana Andrade

Atualizado em 17 Jun 2014.