Guia da Semana

Quem nunca apreciou um burrito, taco ou nacho, que atire a primeira pedra! A culinária mexicana chegou em São Paulo nos anos 90 e, desde lá, conquistou o público que buscava por um espaço para apreciar o sabor do México, acompanhado de tequilas e margaritas.

Com a inauguração recente de dois novos bares mexicanos em São Paulo, o Hecho en Mexico e Madre Guadalupe, o Guia da Semana resolveu montar uma lista de sete espaços onde você pode apreciar uma boa culinária chicana, tomar um destilado local ou apreciar bons drinks da terra do Chaves.

Hecho en México
Misto de bar e restaurante, a casa do Itaim deixa de lado o tex-mex e usa a consultoria da chef mexicana Lourdes Hernandez (que prepara concorridos jantares para grupos em sua residência, aqui na capital). O destaque fica por conta de pratos Ceviche de Corvina Y Fruta e Tacos Al Pastor. Para beber, as cervejas long necks Sol e Dos Equis e drinks, como a margarita e a michelada (cerveja, suco de limão, gotas de um molho inglês e gelo, em um copo com pimenta pouco ardida na borda).

Madre Guadalupe

A Margarita é um dos drinks mais pedidos do Madre Guadalupe

A casa tex-mex conhecida na Praia do Juqueí, no Litoral Norte, chegou em março para agitar o burburinho da Aclimação. A decoração tem um painel de 12 metros inspirado na cultura mexicana e conta com música ao vivo típica. No cardápio, destaque para o plátano en la plancha (três espetinhos de banana-da-terra e queijo de coalho, grelhados). Para acompanhar, long necks mexicanas, como a Corona e Dos Equis, tequila Jose Cuervo e a clássica Margarita compõem a carta de bebidas.

El Kabong
Inaugurado em 1995, o espaço é um dos primeiros bares a chegar na capital paulista especializado na apimentada comida mexicana. Enquanto a cozinha traz clássicos como nachos, chili, guacamole, sour cream, quesadilla de fajitas e burrito, a carta de bebidas tem como destaque o drink Submarino, onde um shot de tequila fica submerso em um copo de cerveja, com suco de limão e sal na borda.

Don Pancho
A casa instalada no burburinho da Rua Joaquim Távora possui paredes de cores vibrantes, sombreiros, maracás, cactos e artesanato. A trilha sonora é composta por muito mariachi e outros ritmos típicos, além de apostar na autêntica culinária asteca, mexicana de raiz. Além de tacos al pastor e sopa asteca, a casa conta com o Festival Mexicano (rodízio que inclui chili beans, tostaditas, quesadillas, flautas, tacos mexicanos, burritos de Chihuahua e enchiladas, acompanhados de guacamole, sour cream, pico de gallo e salsa picante).

Los 3 amigos

O Los 3 Amigos conta com 25 rótulos de tequila em sua carta

O bar referência na gastronomia tex-mex, tem a decoração do bar inspirada em ícones pop do México. No cardápio, oito tacos de carne (quatro em tamanho normal e os demais, mini) e um burrito de carne, acompanhados por porções de guacamole, sour cream, hot salsa e pimenta jalapeño, são os destaques. Para beber, 25 rótulos de tequila, dentre as quais el Jimador, 1800 e Don Julio.

Peppers Bar
O bar tem as paredes coloridas e decoradas com objetos trazidos de viagens ao México. A casa conta com as cervejas mexicanas Dos Equis e Corona para degustar com os pratos típicos. Na carta de bebida, além do shot de José Cuervo, a casa conta com a margarita frozen, feita à base de tequila.

Habañero
Mescla de bar e restaurante, a casa tem um ambiente pequeno e colorido, com estilo de boteco e público jovem, enquanto as apresentações de mariachis e de salsa tomam conta da programação. No cardápio, pratos como o taco la parrilla, chilli com carne e frijoles cocidos, burritos, tortillas e dulce de cajeta. Entre os coquetéis, quatro opções de margaritas, o drink especial Dona Diabla (contreau, tequila, suco de morango, amora, suco de limão e pimenta basca), além de 25 rótulos de tequilas.

Por Leonardo Filomeno e Renato Malaguti

Atualizado em 4 Mai 2012.