Guia da Semana

Os botecos clássicos são definidos por três características fundamentais: nostalgia, boemia e tradição. Foi-se o tempo onde somente os ambientes sofisticados e modernos recebiam destaque. Aqui, televisões antigas, fotos em preto e branco e famílias tradicionais no comando da casa por gerações são as principais atrações.

>> Veja um roteiro de bons happy hours em São Paulo
>> Saiba onde tomar cachaça em SP
>> Conheça mais sobre cerveja, a paixão nacional

Se esse tipo de estabelecimento te atrai, você está no lugar certo. O Guia da Semana selecionou alguns Botecos clássicos da cidade de São Paulo que, além de oferecerem boas bebidas, também servem como pontos turísticos para botequeiros de plantão.

Bar do Alemão

Fundado no ano de 1968, o famoso Bar do Alemão conta com uma resistência boêmia do passado (personalidades como Cartola e Clara Nunes eram frequentadores da casa). No cardápio, além de alguns pratos alemães (herança dos primeiros donos), a mescla de bar e restaurante aposta em opções variadas, como saladas, porções, pratos tradicionais e cervejas nacionais e importadas.


Bar do Leo

Com clima clássico de boteco, o bar fechou por um tempo após a polêmica com problemas no chopp, mas reabriu sob o comando dos mesmos donos do Bar Brahma Centro. Com horário de funcionamento estendido, o local pretende resgatar os clientes fãs de uma cerveja. Destaque para o bolinho de bacalhau.

Elidio Bar

Tradicional entre os moradores da Mooca, o bar foi aberto em 1973 pelo seu Elídio. Infelizmente, o simpático velinho morreu e deixou seu estabelecimento no comando de seus filhos. Atualmente, uma reforma na casa deu ares mais sofisticados ao boteco. Entretanto, as dezenas de camisas penduradas nas paredes, junto com fotos antigas, ainda decoram o ambiente. Uma clássica pedida é o chopp Brahma gelado.

Famoso Bar do Justo


Desde 1949 o bar firma tradição na zona norte de São Paulo, no estilo de botequim clássico. A nostalgia impera por lá: mesas de madeira na calçada e um salão sem nenhum luxo caracteriza o bar. Uma boa dica da cozinha é a cestinha de pernil, composta por massa de empada recheada com pernil, requeijão e gergelim.

Bar Brahma Ipiranga

Na esquina da famosa avenida Ipiranga com a São João, o bar conta com características boêmias desde a década de 1950. Adoniran Barbosa e Jânio Quadros já passaram por lá. Atualmente, Cauby Peixoto faz show todas as segundas, e os Demônios da Garoa se apresentam às quintas. Não precisa nem falar que o destaque da casa é o chopp da marca.

Amigo Leal

Também muito tradicional, é uma uma das "crias" do Bar Léo. As tradições estão preservadas por lá: mesinhas continuam cobertas por toalhas em xadrez, e o cardápio segue fiel à culinária germânica. Um dos pratos mais famosos é o Eisbein.

Por Renato Malaguti

Atualizado em 1 Jul 2013.