Guia da Semana

Sempre presente no paladar do carioca, o tradicional hambúrguer atualmente tem opções bem mais elaboradas que antigamente. É crescente o número de hamburguerias que abrem ano a ano, além de pubs, restaurantes e lanchonetes que apostam no sanduíche.

Para facilitar a vida do glutão, o Guia da Semana selecionou 15 lugares para comer hambúrgueres caprichados no Rio de Janeiro

PepperDog

Tudo na casa é artesanal, inclusive a linguiça do cachorro quente. Especializada em burger e hot dog, vale experimentar o BullHound, por exemplo: pão de batata, 200g de hambúrguer de fraldinha moída no dia, (muito) queijo de minas gratinado, molho especial da casa e cebola caramelizada.

Rua da Passagem, 143 - 21 2543-4282 Leia mais

Demas & Divas

Localizado na Vila Valqueire, mas também com uma unidade no Recreio dos Bandeirantes, o Demas tem hambúrgueres especiais em seu cardápio, com destaque para o 44 Burger, com 2 hambúrgueres de picanha - 400 g de carne! -, alface, tomate, bacon, mussarela e um tempero exclusivo.

Rua das Rosas, 126 - 21 2453-3351 Leia mais

Fry's Burgers

Tem gente que torce o nariz para fast food, muitas vezes com razão. Mas no Fry’s mesmo assim é caprichado. Conseguiram unir ingredientes frescos à agilidade das lanchonetes norte-americanas. O cliente pode montar seu hambúrguer e escolher diversos queijos como gorgonzola e emmental, além de vários acompanhamentos incluindo uma maionese artesanal exclusiva.

Avenida das Américas, 500 - 21 2493-2716 Leia mais

Vikings

Com uma unidade na Tijuca e outra em Nova Iguaçu, o Vikings capricha nos burgers especiais, com opções bem exclusivas, como o Elfo, de salmão. Destaque também para o Cheddar Rib, servido no exclusivo pão australiano, hambúrguer de costelinha, cheddar derretido, cebola reduzida ao shoyu e cebolinhas empanadas crocantes.

Rua Almirante João Cândido Brasil, 86 - (21) 2238-6633 Leia mais

Comuna

O lugar já é legal só pra conhecer, misturando boa música com galeria de arte, mas o hambúrgueres da casa também merecem destaque. O Porcola chama a atenção pela exclusividade; inspirado em uma receita vietnamita, é feito com sobrepaleta de porco moída com bacon e temperada com manjericão, cebolinha, fish sauce, molho de pimenta e alho, acompanhada de picles de nabo, cenoura, pimenta dedo de moça, maionese de coentro, salada e queijo gouda.

Rua Sorocaba, 585 - 2225-0362 Leia mais

The Fifties

A casa paulistana segue o estilo americano dos anos 50 e já tem lojas em vários estados. Com uma variedade enorme no cardápio, é difícil escolher um destaque, mas uma combinação que deu certo é hambúrguer com aneis de cebola. Então, que tal um Onion Burger? Hambúrguer da casa de 240g, creme de queijo e onion rings no pão de hambúrguer tradicional.

Avenida das Américas, 4.666 - (21) 3486-6970 Leia mais

T. T. Burger

Criação do chef Thomas Troisgros, o T. T. aposta na exclusividade das receitas com itens exclusivos, desde o blend de carnes selecionadas ao ketchup de goiabada. Além do já consagrado T.T. Burger e ingredientes surpresa a cada dia, tem uma opção para quem não come carne: shitake. Esse é bem caprichado.

Avenida Olegário Maciel, 460 - (21) 96458-8675 Leia mais

Irajá Gastrô

Criação do chef Pedro Artagão, é feito com contrafilé australiano do gado Black Angus moído em 200g de carne, em cima de uma compota de bacon e coberto com queijo minas padrão e cebola confitada no pão tostado na manteiga.

Rua Conde de Irajá, 109 - (21) 2246-1395 Leia mais

Hell's Burguer

A cada em Botafogo é uma hamburgueria nos moldes tradicionais. Com cheddar derretido, dá para escolher dois tipos de carne: 100% costela ou costela e bacon, meio a meio, ambos com 210g.

Rua Muniz Barreto, 805 - (21) 3442-9174 Leia mais

Montagu’s Restaurante e Sanduicheria

A casa já é conhecida pelos sabores criativos e no fim do ano o chef Antonio Luiz Bezerra da Cruz aprontou mais uma, que acabou ficando no cardápio. É o hambúrguer de bacalhau, feito com bacalhau desfiado e grelhado no azeite extra virgem. Vem coberto com queijo Philadelphia, alface e tomate. No acompanhamento, palitinhos crocantes de polenta com toque de linguiça calabresa e molho francês (creme de alho).

Rua Siqueira Campos, 29 - (21) 2547-4171 Leia mais

Beco do Hamburguer

Escondido no Beco dos Barbeiros, entre as ruas do Carmo e Primeiro de Março, fica esta hamburgueria administrada pelos irmãos Fernando e Marco Antonio Bornia. Sempre cheio, o ambiente é bacana e a receita da carne é exclusiva, uma mistura de acém e peito da raça nobre angus. O pão é de batata e macio e o cliente escolhe os acompanhamentos. A batata também é bem gostosa, salpicada de páprica.

Beco dos Barbeiros, 6a - 21 3553-9181 Leia mais

Pub Escondido, CA

Não bastasse as mais de 20 torneiras de chopp artesanal, a casa também tem 16 hambúrgueres caprichados no cardápio. Destaque para o Cheddar Bacon, feito no Pão Guerin, 200g de angus, bacon, cheddar, cebola roxa caramelizada no shoyu, alface americana, tomate caqui grelhado e um molho de sua preferência, que pode ser o especial Jack Daniel’s.

Rua Aires Saldanha, 98 - (21) 2522-9800 Leia mais

Destemidos Pub & Burgueria

Um casarão do século XIX em Botafogo com a fachada tombada abriga essa empreitada dos sócios Diego Vasquinho, Lannes Junior e Walter Spolidoro. O carro-chefe da casa é o Onion Beerger, feito com 220g de carnes selecionadas e munido de cebola roxa marinada na cerveja escura e queijo cheddar. Para acompanhar, batatas chips ou rústicas. Ainda tem os molhos da casa: Ketchup de goiabada, molho de laranja e pimenta agridoce.

Rua Farani, 14 - 21 3734-0777 Leia mais

Temporada

Além da vista exuberante do Arpoador e dos bons drinks no cardápio, é possível pedir um delicioso hambúrguer de... caranguejo! Esse vem acompanhado com um molho cru de manga e chips de tubérculos.

Rua Francisco Otaviano, 177 - (21) 2523-0066 Leia mais

Boteco Carioquinha

Com diversas cervejas artesanais e verdadeiras comidas de boteco no cardápio, o hambúrguer da casa não faz feio: metade fraldinha e metade filé de costela bovina com mussarela e agrião.

Avenida Gomes Freire, 822 - (21) 2252-3025 Leia mais

Por Marco Sá

Atualizado em 31 Mar 2016.