Guia da Semana

Há quem escolha o vegetarianismo pela saúde, por ideologia, ou simplesmente o vegetarianismo escolhe a pessoa. Quem nunca ouviu relatos assim?

Pois o Guia da Semana selecionou algumas das opções que todo vegetariano - e alguns veganos - vai adorar descobrir na Cidade Maravilhosa.

BioCarioca

No bistrô vegetariano BioCarioca, os chefs Thiago Andrade e Bruno Moliné criaram opções de pratos executivos veganos para cada dia da semana, por R$25,90. Na quarta e no sábado, por exemplo a pedida é a Feijoada vegana e na sexta, estrogonofe de palmito pupunha.

Rua Xavier da Silveira, 28 - (21) 2236-4125 Leia mais

G Nutri Gourmet

Na Barra, nenhum produto industrializado é fornecido no cardápio, com preocupação com os alimentos utilizados, todos in natura. Apesar de não ser exclusivamente vegetariano, tem opções diversas, como o tabule de quinoa com maçã verde.

Avenida Ayrton Senna, 1250 - (21) 2108-6507 Leia mais

Mahalo

A lanchonete na saída do metrô de Botafogo tem opções saudáveis para todos os gostos. Para os mais famintos, é bom pedir o Combo 3: Big Rider com fritas ou salada, mais um suco especial de 300ml ou uma cerveja (Burger vegetariano feito de massa de arroz temperada com curry, cenoura ralada, mix de queijos, salsa, sal e pimenta do reino, empanado em um creme de wassabi e farinha panko – R$ 41,90).

Rua Nelson Mandela, 100 - (21) 3795-2786 Leia mais

Nave Mãe

Um dos preferidos de comida natural da Tijuca. Lá, eles são atenciosos e antes da chegada do prato, servem uma sopa de entrada, que pode ser de aveia com legumes ou feijão. Há também um monte de opção natural para as bebidas, como o chá verde gelado e o mate da casa.

Rua Carlos de Vasconcelos, 125 Leia mais

Refeitório Orgânico

No restaurante em Botafogo, as receitas do bufê são 100% vegetarianas. Entre os pratos quentes, estão o espaguete com tomate seco, empadão de cebola, bifum com legumes, polenta com couve e, às sextas, feijoada vegetariana.Também é possível montar um prato escolhendo de um a cinco itens.

Rua Dezenove de Fevereiro, 120 - (21) 2537- 0750 Leia mais

Reino Vegetal

Escondido numa ruazinha do Centro, próximo à Praça Tiradentes esse restaurante aberto em 1996 é tranquilo e tem ótimas opções vegetarianas. Com foco na culinária brasileira, os clientes adoram o acarajé e a feijoada veganos.

Rua Luiz de Camões, 98 - (21) 3903-0322 Leia mais

.Org Bistrô

Além do restaurante, a casa também vende produtos orgânicos para os clientes. A chef Tati Lund está sempre presente e acompanha de perto e no cardápio há delícias como o bobó de cogumelos e o suco de capim limão com limão siciliano.

Avenida Olegário Maciel, 175 Leia mais

Por Marco Sá

Atualizado em 7 Mar 2016.