Guia da Semana

Em sua terceira edição, a SP Coffee Week se transforma em Coffee Week Brasil e passa a acontecer uma vez por ano. Com o tema Café com amigos, de 15 a 30 de agosto, cerca de 70 estabelecimentos - divididos entre a Capital e interior de São Paulo, Curitiba e Brasília - oferecerão promoções especiais para saborear individualmente ou em grupo.

Participantes

O evento traz 40 participantes em São Paulo e tem renovação. Entre os estreantes, Bamboleiras Food Truck (foto abaixo) que servirá Bolo bambolê (canela com geleia de damasco) acompanhando por café coado (R$ 8), o Mandíbula - cafeteria, bar e loja de música – oferecerá degustação da bebida, para duas pessoas, em dois métodos: coado e prensa francesa (R$ 8), e oTio Antônio – café e espaço co-work nos Jardins - terá promoção para consumir em dupla: café preparado em cafeteira italiana (Moka) com dois Macarons (R$ 16).

Cidades do interior do Estado também entram pela primeira vez no roteiro. Há participantes de Amparo, Campinas, Campos do Jordão, Guararema e Lorena. Algumas das cafeterias confirmadas são: Nossa Casa Café (Amparo), Café Container (Campinas), Lugarzinho (Campos do Jordão), Malerba Café (Lorena) e Terradillo Café (Guararema).

Na cidade de Curitiba o evento será realizado com a curadoria do Drink Good Coffee – movimento voltado para cafés especiais na cidade. São quatorze endereços escolhidos, entre eles: Lucca Cafés Especiais – cafeteria e torrefação renomada no mercado de cafés de qualidade – terá três espressos de Single Origin (R$ 12 - serve duas pessoas) e OGiraMundo Café oferecerá Blend exclusivo “O GiraMundo” (R$ 3).

Brasília também receberá a Coffee Week Brasil e sete estabelecimentos participam da ação. Dois deles são: Objeto Encontrado - Café e galeria - servirá dois mini bolos de fubá acompanhados de dois cafés pingados (R$ 18) e Grenat Cafés Especiais que terá duas xícaras de coado com uma cesta de mini pães de queijo (5 unidades), por R$ 10.

A Coffee Week Brasil destaca os espaços que utilizam cafés nacionais de alta qualidade e com isso ajuda a impulsionar toda a cadeia produtiva do setor. Foram escolhidos estabelecimentos que, além de trabalhar apenas com grãos selecionados, também oferecem serviço e atendimento adequados – moagem sob demanda para espresso, preparo com água mineral ou filtrada, equipamentos e utensílios devidamente condicionados e padronização dos produtos.

Torrefações

O evento tem apoio das torrefações na seleção de participantes e em ações especiais durante as semanas. Para a terceira edição, degustações gratuitas comparativas devem ser realizadas por marcas parceiras. São elas: Martins Café (São Paulo e Brasília), Grenat Cafés Especiais (Brasília), Ernesto Cafés Especiais (Brasília), Suplicy Cafés Especiais (São Paulo), Unique Cafés Especiais (São Paulo), Fazenda Mantissa (São Paulo), Sofá Café (São Paulo), Bike Café (São Paulo), Wolff Café (Interior de São Paulo), Lucca Cafés Especiais (Curitiba) e Moka Club (Curitiba).

O Coffee Lab, cafeteria e torrefação da barista Isabela Raposeiras, também participa da Coffee Week Brasil e, nesta edição, irá presentear aqueles que não tomam café, mas não deixam de acompanhar os amigos no roteiro do evento. Quem apresentar nota fiscal de cafés consumidos em estabelecimentos participantes da Coffee Week Brasil ganhará uma infusão quente de ervas, frutas e especiarias.

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Ago 2014.