Guia da Semana

Depois do roteiro de Comida Mexicana, chegou a vez da Culinária Árabe ganhar uma atenção especial.

Com uma grande comunidade no Rio e cada vez mais adeptos, é interessante saber onde se deliciar com os pratos que vão do Iraque ao Marrocos, além de culturas vizinhas que acabaram influenciando nos ingredientes.

Desde os mais conhecidos kibes e esfihas, passando por kafta, falafel ou um cuscuz marroquino, o Guia da Semana preparou mais esse roteiro para você não cair numa fria.

Cedro do Líbano, Centro

O restaurante fica na região onde a comunidade árabe é mais presente: no comércio do Saara. Como é o primeiro da lista, convém provar como entrada o combinado Hommos (Pasta de Grão de Bico com Gergelim) + BabaGhanouje (Pasta de Berinjela com Gergelim) + Labneh (Coalhada Seca).

Pittas, Copacabana


O sanduíche de falafel é a especialidade da casa: Bolinhos de grão de bico como ingrediente principal, acrescidos de homus, baganouch e salada. Tudo coberto com molho de tahine.

Amir, Copacabana

Considerado um dos melhores da cidade, o Amir fica na Praça do Lido. O combinado para quatro pessoas é uma boa pedida: Tabule ou fatouche, homus ou babaganouch, coalhada seca, mini kibe (4 unidades), falafel (4 unidades) e mini esfiha (4 unidades).

Läffä Kebab Store, Ipanema


Como o nome já sugere, kebab (ou shawarma) é a especialidade da casa. O carro-chefe é o de cordeiro: humus, lâminas de cordeiro, folhas de alface, tomates frescos, cebola com sumak, salada kruv (tradicional salada de repolho do Oriente Médio com temperos especiais), molho e batata frita crocante.

Yalla Bistrô, Leblon


Localizado na tradicional e movimentada Dias Ferreira, a sugestão para a casa é o Carrossel de Mezzes, preparado com Homus, Kibe, Falafel, Folha de Uva e torradas de pão pitta.

Baghdad, Copacabana


Pelo menos no restaurante, a paz entre judeus e árabes está selada. O iraquiano Victor Palis, dono do estabelecimento, oferece opções como o briany (preparado com arroz iraquiano, arroz amarelo, ervilha, passas, bolinhos de carne e frango) e o beigalli de frango (salgadinhos que não faltam à mesa dos judeus).

Sírio e Libanês, Centro


Inaugurado na década de 60, o restaurante fica no Saara e traz como opção o Super Mix, que serve duas pessoas: Hommos, duas kaftas, arroz com lentilhas, tabule, repolho e folha de uva recheados.

Tem alguma sugestão? Manda pro Guia da Semana!

Por Marco Sá

Atualizado em 18 Jun 2013.