Guia da Semana

Com a proximidade da Páscoa, quem passa o ano inteiro lutando contra a balança fica com medo de pôr tudo a perder. Resistir a ovos de Páscoa, bolos, almoços deliciosos é mesmo para muitos poucos. Mas há sempre o meio do caminho entre se “chutar o balde” ou evitar absolutamente tudo que engorda. E o meio do caminho significa escolher ovos menos "engordativos", optar por pratos menos calóricos no domingão da Páscoa.

Todos os especialistas são unânimes num ponto: escolha os ovos de Páscoa à base de chocolate amargo, por serem menos gordurosos, diminuírem a compulsão por doces além de serem ricos em antioxidantes.

- Dentre os chocolates ao leite prefira os com recheio de frutas, flocos de arroz, com soja, ao invés do chocolate branco, ou dos recheados com castanhas como amendoim, avelã e castanha de caju.

- Não exagere! Consuma um pedaço pequeno, de no máximo 50 gramas/ dia. O chocolate que sobrar guarde para consumi-lo aos poucos e de preferência pela manhã ou até as 15hr.

- O mito da versão diet! Embora não contenha açúcar, o chocolate dietético tem mais gordura que o tradicional, portanto, não ajuda a reduzir o número de calorias ingeridas. Eles só devem ser consumidos por quem tem alguma restrição ao açúcar, como os diabéticos. A palavra 'diet' do chocolate dá, muitas vezes, uma conotação de que ele é pouco calórico. Mas a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura.

- Já para o almoço em família, o bacalhau é a escolha mais saudável e menos calórica. Além de saboroso, o peixe é de fácil digestão. Mas os hipertensos devem ter cuidado redobrado na dessalga do bacalhau. Lembrando que é necessário prestar atenção também na quantidade de azeite. O bacalhau não precisa “nadar” no óleo, mesmo que seja vegetal.

Agora, se a intenção é comer sem culpa e aproveitar a comemoração, eu tiro a culpa nos gulosos!

Não há problema em cometer alguns excessos por um ou dois dias, se depois a pessoa mantiver uma alimentação equilibrada, consumindo, diariamente, frutas, verduras e legumes, fazendo de cinco a seis refeições equilibradas diariamente: evitando frituras, doces e refrigerantes. O que não deve acontecer é fazer dessas extravagâncias rotinas de final de semana, pensando que depois é só compensar, ai com certeza o tiro “vai sair pela culatra”

Quanto as crianças os pais também devem ficar de olho nos filhos, pois muitas vezes, as crianças ganham dez, quinze ovos de Páscoa, e não existe condições de consumir essa grande quantidade de forma saudável e equilibrada. O ideal é que haja um consumo fracionado em doses de no máximo 50 gramas por dia.

O segredo de aproveitar a Páscoa sem ganhar peso não está em abolir o consumo dos alimentos, mas em consumi-los com moderação. O que transforma a Páscoa num risco à boa forma e à saúde são os exageros!

Seguindo essas dicas, você conseguirá emagrecer com saúde e satisfação. Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 25 Fev 2015.