Guia da Semana

A chia tem chamado a atenção no grupo das sementes, passando na frente da linhaça, e por que tanto sucesso? Simples! A semente de chia ajuda a manter a saciedade por mais tempo, ou seja, contribui para o consumo de porções reduzidas nas refeições, além de ser antiinflamatória o que favorece o emagrecimento.

+ Saiba o que comer antes e depois dos exercícios físicos
+ Veja quais são os benefícios para a Zumba
+ Confira quais são os benefícios do suco verde

Um de seus pontos fortes é o fato de formar gel em contato com a água, esse fato só é possível por ser rica em fibras solúveis e insolúveis. Estas auxiliam o transito intestinal, evitam a constipação e limpam o organismo. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes.

Outra vantagem em sua composição é que cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. A gordura acumulada em nosso organismo é resultado de um processo de inflamação. O Ômega-3 ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite. Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão e a linhaça.

Suas informações nutricionais são as seguintes para uma colher de sopa (aproximadamente 10 gramas) de chia:

- Calorias: 54kcal

- Carboidratos: 4,4g

- Proteínas: 1,72g

- Gorduras: 3,3g

Como consumir?

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Grão

Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas, salada, suco, iogurte, bolos, granola, vitaminas. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

Óleo

Como ingerir
Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo, a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e nos grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

Farinha

Como ingerir: adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas, suco, bolos e pães.

Com tantos benefícios ao nosso favor, está explicado porque a chia tem se tornando sucesso. Agora é só escolher a forma que mais combina com você e incluir na sua alimentação diária e turbinar sua saúde.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 2 Jul 2015.