Guia da Semana

Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, já que sua ingestão constante permite que nosso organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. No fim das contas, essas calorias gastas a mais podem significar quilos a menos na balança.

+ Confira os alimentos que podem te ajudar a previnir doenças
+ Veja quais são os alimentos afrodisíacos pra te ajudar a apimentar o sexo
+ Confira os benefícios do ômega 3 na alimentação

Muitos alimentos são conhecidos por seus efeitos termogênicos, sendo os principais: pimenta vermelha, gengibre, chá verde/branco, vinagre de maçã, café, cacau e guaraná em pó, entre outros.

Existem diversos mecanismos pelos quais os termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, diminuído a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.

A seguir, confira os alimentos termogênicos com efeito comprovado.

Pimenta vermelha

Rica em capsaicina, substância que favorece um aumento da quebra gorduras no tecido adiposo. É recomendado o consumo de três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas. É capaz de aumentar o metabolismo em cerca de 15%

Chá verde (Camellia sinensis)

Também favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia. É maior em função do estimulo metabólico. O exercício físico potencializa esses efeitos. Para obter um efeito termogênico, beba quatro xícaras do chá ao dia

Guaraná em pó

Contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central, o que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em forma de cápsulas, sucos e shakes, sempre até as 17h, para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada

Gengibre

Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido cru, chás, sucos e em marinadas para temperar carnes, aves ou peixes.

Ômega 3

Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e aumenta comunicação entre as células do organismo.

Café

A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um certo estado de alerta de curta duração. O uso exagerado da cafeína, em pessoas não acostumadas, pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos. A cafeína mobiliza a gordura armazenada no nosso corpo e leva-a para o sangue para ser usada como fonte de energia. O efeito da cafeína no desempenho dos exercícios físicos deve-se, provavelmente, à diferença na percepção do cansaço, ou seja, ela tem um papel ergogênico no desempenho do exercício alterando a percepção do esforço e da disponibilidade física.

Vinagre de maçã

A pectina, um dos seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso este fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.

Esses alimentos, no entanto, não devem ser encarados como milagrosos. A simples inclusão de algum desses alimentos na dieta não garante a perda de peso. Eles podem atuar como coadjuvantes do tratamento, mas desde que associados a um programa de re-educação alimentar e atividade física. Essa ação termogênica também depende de uma dose mínima e da frequência de consumo. Não espere, portanto, que ao consumir alguns desses alimentos esporadicamente os resultados apareçam. Para que façam efeito, esses alimentos devem fazer parte de uma rotina alimentar diária.

Outro fator importante a ser mencionado é que nem todos os alimentos popularmente conhecidos como termogênicos possuem ação cientificamente comprovada. Muitos deles ainda não possuem seu mecanismo de ação desvendado e alguns só apresentam efeitos em doses elevadas, quando administrados na forma de suplementos.

Outro cuidado a ser tomado em relação ao uso desses alimentos são os possíveis efeitos adversos. O consumo excessivo de alimentos com ação estimulante, por exemplo, como café, chá verde, cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O gengibre, por outro lado, pode aumentar a pressão arterial. Indivíduos com problemas cardíacos e hipertensos, portanto, devem ter cuidados redobrados ao incluir esses alimentos na dieta.

O ideal é introduzir esses alimentos com o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado, que determinará qual o alimento termogênico mais indicado, as quantidades a serem ingeridos e os horários mais adequados, de acordo com as características de cada indivíduo.

Por mais que não possuam efeitos quando utilizados de maneira isolada, quando associados à dieta e ao exercício físico, esses alimentos podem sim otimizar e acelerar o processo de emagrecimento. Quando se trata de perda de peso, uma ajudinha é sempre bem vinda!

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 16 Jan 2014.