Guia da Semana

A França tomou conta da noite do Oscar 2012. Entre os vencedores da premiação, o longa O Artista ganhou a estatua de Melhor Filme e serviu para consagrar Jean Dujardin como Melhor Ator, desbancando nomes como Brad Pitt e George Clooney.

Para quem deseja conhecer mais sobre o país, é bom saber que ele não está representado somente nos cinemas. Filmes, bares e restaurantes inspirados, principalmente, na capital Paris formam um roteiro imperdível em São Paulo.

Confira os horários dos filmes e endereços desses redutos da cultura e gastronomia francesa e amusez-vous ("divirta-se" em francês).

Cinema

O Artista, indicado ao Oscar em 10 categorias, e a comédia As Mulheres do Sexto Andar ressaltam a capacidade da indústria cinematográfica francesa com narrativas que vão muito além do romantismo normalmente vinculado ao país. Os longas somam-se ao L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância, outro filme francês que está em cartaz em São Paulo.

Restaurantes e bares

Paris 6
O bistrô 24h tem seu nome como forma de homenagem ao 6º distrito de Paris, o bairro de Saint-Germain-des-Prés, local que abrigou o primeiro café da França, o "Le Procope", em 1686.

Freddy
Inaugurado em 1935, o restaurante é um dos ícones da ancienne cuisine (tradicional cozinha francesa) em São Paulo. Lustres de cristal imponentes e duas adegas conferem o ar clássico ao local.

Le Bistrot Marcel
Há mais de 50 anos em vigor, o restaurante é famoso pela variedade e qualidade dos suflês do cardápio (são mais de 15 sabores), além de pratos tradicionais, como o cassoulet, o coq au vin e o boef bourguignon.


Ambiente do Chef Rouge, localizado no Jardim Paulistano. Crédito: Divulgação

Chef Rouge
Cardápio e ambiente carregam referências da França. A decoração é inspirada nos clássicos bistrôs da Cidade Luz.

La Cocotte Bistrot
Recentemente inaugurado - em dezembro de 2011- tem seu nome inspirado nas panelinhas francesas usadas para servir de maneira descontraída, as "cocottes".

Le French Bazar
A decoração conta com quadros, desenhos e fotos antigas que dão um ar retrô ao ambiente. No cardápio, ingredientes de outras culturas somam-se às tradicionais receitas.

La Casserole
Localizada em frente ao Mercado de Flores do Largo do Arouche, o bistrô explora tendências contemporâneas da cozinha francesa sob a direção da restauratrice Marie-France Henry.


Ovo poché, iguaria servida no Le Vin Bistrô. Crédito: Divulgação/Tadeu Brunelli

Le Vin Bistrô
Com três casas em São Paulo, o Le Vin também aposta em variada carta de vinhos importados, além de champagne francês, para harmonizar com os pratos.

Le Jazz Brasserie
Ao som de jazz, como sugere o nome da casa, os clientes podem degustar receitas clássicas como o ovo mollet e o cote de porc.

Ruella Caffé & Bistrô
Um jardim francês é o destaque dos ambientes do café e bistrô. Lavandas e árvores frutíferas enfeitam pérgolas com mesas, camas e sofás, nos quais os clientes podem se acomodar.

Por Jussi Maria

Atualizado em 7 Ago 2012.