Guia da Semana

Seja como sobremesa ou uma boquinha refrescante no meio do dia, o sorvete é sucesso especialmente nos dias de muito calor como os atuais. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro com seis sorveterias de São Paulo que te ajudam a fugir do tradicional picolé.

Bacuri, murici, araçá, cagaita, mamacadela ou taperebá podem parecer nomes estranhos, mas garantem sorvetes exóticos, brasileiríssimos e surpreendentes. Saiba onde encontrá-los!

Taperebá Sorvetes
Localizada na Vila Madalena, a casa atingiu o sucesso ao unir técnicas italianas de preparo de gelados e frutas do norte e nordeste do Brasil. Baruci, cupuaçu, murici, umbu e taperebá – o mais pedido da casa, de sabor azedinho - dividem a vitrine com gostos tradicionais, como coco, pistache, morango e chocolate. Os sorvetes não utilizam gordura hidrogenada ou qualquer tipo de corante.


O sorvete de figo com queijo mascarpone é um dos sabores da Mil Frutas. Crédito: Divulgação/Fabio Rossi

Mil Frutas
A rede carioca com lojas nos shoppings Iguatemi e Cidade Jardim conta com sabores pra lá de diferentes. Dentre as frutas, mangaba, physalis, seriguela, umbu, fruta do conde, araçá, bacuri e goiabada com queijo, figo verde com mascarpone e cupuaçu. Na linha alcoólica, gelados de absinto, taperebá com saquê, pitanga com champagne e grapefruit com rose. Apenas sob encomenda, a Linha Jardim conta com gelados de camomila, capim-limão, chá verde, erva-doce, jasmin, manjericão e rhubarbe.

Sotozzero
Com lojas em Perdizes e no Shopping Ibirapuera, a gelateria destaca os sabores amaretto, mascarpone branco coberto com cacau em pó, chiclets (gelato de leite sabor tutti-frutti com mini-chiclets), tapioca, zuppa inglesa (gelato de leite, pão-de-ló e licor de curaçao red) e beijo de dama (gelato de leite com chantilly recheado com amêndoas torradas e ganache de chocolate).

Violetas e água de rosas compõem sorvete da Damp. Crédito: Divulgação

Damp Sorvetes
No Ipiranga e na Vila Leopoldina, a sorveteria serve sabores artesanais próprios: chá verde com raspas de chocolate, creme com pimenta dedo-de-moça, capim-santo, mexerica, nozes com gorgonzola, queijo brie com damasco, manga com gengibre, morango com manjericão, queijo cuia com melaço, manjericão, alecrim e violeta com água de rosas.

Stuzzi Gelateria Italiana
A sofisticada gelateria com unidades na Vila Madalena, no Campo Belo e no Shopping Anália Franco possui duas linhas – Premium e Gourmet. Na primeira, destacam-se o de zabaiaone com cerejas silvestres italianas e o de pera com água de coco. Já na Gourmet, destaque para o de pistache originário do Bronte (Itália), o de macadâmia com marron glacè e o de prosecco de Valdobbiadene e pêssegos.

Por Angela Miguel

Atualizado em 23 Dez 2012.