Guia da Semana

Mesmo já sendo usual em diversas cidades pelo mundo, principalmente na Europa, os tours gastronômicos estão chegando devagarinho aqui no Brasil. Mas apesar do atraso, São Paulo abraçou de vez esse tipo de passeio, que tem tudo a ver com a cidade.

Uma das opções para quem busca conhecer a metrópole através de sua gastronomia é o Taste of Centro, voltado principalmente para paulistanos e pessoas de outros estados, o tour parte do famoso cruzamento da Avenida Ipiranga com Avenida São João e acontece todos os sábados.

Com duração média de quatro horas, o passeio percorre diversas ruas do centro histórico e permite que o participante deguste as receitas do tradicional Bar Brahma, os quitutes da Barraca Taba na Feirinha da Praça da República, as delícias do Bar da Dona Onça e os tradicionais doces portugueses da Casa Mathilde. O roteiro gastronômico termina com uma degustação no Café Girondino.

O passeio começa no Bar Brahma, onde os participantes podem aprender a história do estabelecimento, que mescla com a de São Paulo. Lá é feita a degustação dos bolinhos de picanha, eleito o melhor da cidade em todos os quesitos pelo Datafolha na edição 2013 de "O Melhor de sãopaulo - Restaurantes & Bares".

Depois, o tour segue para a Feirinha da Praça da República e para na barraca Taba, que oferece um delicioso tempurá (foto acima). Para dar uma refrescada, o passeio segue para o Bar da Dona Onça e a degustação fica por conta da famosa caipirinha Onça Pintada, de tangerina com maracujá, além de brigadeiros e balinhas de doce de leite para adocicar o passeio. Isso tudo acompanhado do Edifício Copan de pano de fundo, que também tem sua história contada no passeio.

E então o tour segue para a hora mais esperada pelos apaixonados por doces: a Casa Mathilde. Lá os visitantes podem degustar o mais famoso produto da doçaria portuguesa: o Pastel de Nata. Passando por mais alguns pontos turísticos do Centro, como o Theatro Municipal e a Prefeitura de São Paulo, o tour se encerra com o delicioso pudim de leite consistente e sem furinhos do Café Girondino.

Apesar de acontecer num lugar que diz tanto sobre São Paulo, a verdade é que o tour faz com que paulistanos se sintam turistas em sua própria cidade. Com a proposta de ir a lugares "não tão óbvios" do Centro, o passeio é mais do que uma experiência gastronômica, ele dá aos participantes a oportunidade de desacelerar o passo num local tão movimentado, proporcionando histórias curiosas e culturais de suas ruas e construções. E com tanta andança, dá para perder algumas das várias calorias que ganhamos no tour.

Informações sobre o Taste Of São Paulo

- Quando: Sábados, das 11:30am as 03:30pm
- Quanto: Adulto: R$ 89 - crianças com menos de 5 anos não pagam
- O que está incluído: Todas as degustações, suficientes para substituir seu almoço
- Idioma: Português
- Capacidade: 20 pessoas por tour
- O que vestir: Sapatos confortáveis, já que o tour é todo feito a pé
- Clima: Os tours acontecem faça chuva ou faça sol. Se a previsão for de chuva, traga sua capa de chuva.
- Ponto de partida: Esquina da Av. Ipiranga com a Av. São João (em frente ao Bar Brahma)
- Acesse o site para mais detalhes

Por Marina Marques

Atualizado em 22 Mai 2014.