Guia da Semana

A cidade de São Paulo, além de ser uma das principais do país, também acolhe todos aqueles que desejam e buscam novas oportunidades que, em alguns casos, só a grande metrópole pode oferecer.

Para não ficar com a sensação de que você não é bem-vindo ou mal conhece a grande capital, selecionamos para você alguns dos lugares em são Paulo para se sentir um verdadeiro paulistano. Confira!

Estação da Luz

O que é: Uma das primeiras e principais estações ferroviárias da capital

Por que ir: Além de ser um dos patrimônios tombados da cidade, a Estação da Luz surpreende pela sua beleza arquitetônica. Um passeio ideal para quem gosta de tirar fotos e apreciar a grandiosidade das antigas construções de São Paulo. Bom para ir com a família e com os amigos.

Para ser paulistano aqui: Fotografar a estação + Pinacoteca + Parque da Luz

25 de Março

O que é: Um dos principais centros de compras populares de São Paulo

Por que ir: Em um único lugar você pode encontrar roupas, sapatos, brinquedos, tecidos, artigos para festas, itens sazonais, bijouterias e até mesmo perucas. É o melhor lugar de São Paulo para fazer boas compras e gastar pouco. Além disso, nos arredores da 25 de Março você pode experimentar uma das principais iguarias da cidade: o churrasco grego.

Para ser paulistano aqui: Comer o tradicional churrasco grego + comprar algo que nunca mais vai usar na vida (mas que pareceu inovador e muito útil, tipo um massageador de cabeça)

Parque do Ibirapuera

O que é: Um dos maiores parques da cidade, com uma grande concentração de área verde na capital

Por que ir: O Parque do Ibirapuera é uma das melhores opções na cidade para se fugir um pouco do stress, agito e barulho da metrópole. Com aluguel de bicicletas, espaços para piquenique e um imenso lago, você pode relaxar e curtir um dia próximo à natureza sem precisar ir muito longe. Além disso, no próprio parque você encontra opções de arte e cultura no Auditório do Ibirapuera, OCA e na Bienal.

Para ser paulistano aqui: Alugar uma bicicleta + fazer um piquenique na grama

Mercadão de São Paulo

O que é: Um centro de compras de frutas, temperos, carnes e outra iguarias em São Paulo

Por que ir: Além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, lá você se depara com inúmeras possibilidades – provar frutas exóticas, experimentar condimentos de diferentes lugares do mundo, comprar bons vinhos e acima de tudo: provar os famosos pastéis de bacalhau e o sanduíche de mortadela. Um lugar para sentir que em São Paulo você encontra um pedacinho de cada canto do mundo, além de poder ver lindos vitrais e a arquitetura da SP antiga. Assim como a Estação da Luz, é um excelente lugar para se fotografar no centro.

Para ser paulistano aqui: Experimentar todas as frutas possíveis que são oferecidas nos estandes + comer um lanche de mortadela ou o pastel de bacalhau

Avenida Paulista

O que é: uma das principais avenidas e centro financeiro da cidade de São Paulo

Por que ir: Um dos lugares mais paulistanos de todos, a Avenida Paulista é um dos principais palcos de acontecimentos e eventos da cidade como a São Silvestre, Parada Gay, Show da Virada, além de diversas manifestações e passeatas. Endereço de um dos principais museus da capital – O MASP – na Avenida Paulista, é um bom lugar para se fotografar, visitar com os amigos e com a família.

Para ser paulistano aqui: tirar uma foto com algum ponto da avenida ao fundo + andar por toda sua extensão + fazer uma visitinha à rua Augusta

Bixiga

O que é: bairro com fortes influências italianas em São Paulo

Por que ir: Além de conhecer uma parte da história da cidade, no bairro do Bixiga você pode degustar os pratos de algumas das melhores cantinas italianas de SP. Sendo também o reduto do samba de raiz da capital, você encontra diversas alternativas gastronômicas e culturais em um só lugar – com destaque para a famosa festa de Nossa Senhora da Achiropita.

Para ser paulistano aqui: provar um delicioso prato tradicional em alguma cantina + ir em um bar de rock

Liberdade

O que é: bairro onde se concentra grande parte da comunidade nipônica em São Paulo

Por que ir: é como atravessar o mundo viajando apenas algumas estações de metrô. Ir até a Liberdade é entrar em um mundo e em uma cultura completamente diferente sem precisar sair de São Paulo. Assim como o restante da cidade, você se depara com misturas inusitadas, como vendedores de acarajé em pleno bairro predominantemente povoado por restaurantes japoneses. Além de boas fotografias, você, sua família ou amigos podem degustar os mais diferentes sabores da gastronomia local, comprar doces típicos e lembrancinhas tipicamente orientais.

Para ser paulistano aqui: comer na feirinha da Liberdade (aos finais de semana) + comprar docinhos e enfeites tradicionais

O que é: principal praça da cidade, onde se localiza o marco zero

Por que ir: Ir à Praça da Sé é a oportunidade ideal para conhecer e vivenciar a história de São Paulo com seus próprios olhos. Você pode visitar a Catedral da Sé e apreciar a arquitetura antiga da cidade. Na mesma região você encontra centros culturais, museus e alguns comércios tradicionais.

Para ser paulistano aqui: ouvir um sermão de um dos pregadores + ver o “impostômetro”

Vila Madalena

O que é: um dos bairros mais boêmios da cidade

Por que ir: Se você procura um bom barzinho para jogar conversa fora, você o encontrará na Vila Madalena. Bares mais cults com decorações de filmes, pequenos sebos em anexos, música ao vivo e muita MPB circulam pelas ruas de um dos bairros mais queridos da capital. Se você quer se sentir um verdadeiro paulistano boêmio, este é o seu lugar.

Para ser paulistano aqui: ir à um barzinho e sentar na calçada/ rua + visitar um dos brechós da região + ver o Beco do Batman

Theatro Municipal

O que é: um dos principais e mais antigos teatros de São Paulo

Por que ir: O palco da Semana de Arte Moderna de 1922 carrega em sua arquitetura e em sua história alguns dos principais acontecimentos da capital paulista. Hoje, abriga grandes espetáculos de renome internacional em sua estrutura que ainda preserva parte da glória do antigo centro de São Paulo. Ideal para aproveitar uma parte das atrações culturais de SP e garantir excelentes fotografias.

Para ser paulistano aqui: assistir a uma peça que estiver em cartaz + comer no reinaugurado restaurante do Theatro

Por Leila Vieira

Atualizado em 9 Fev 2016.