Guia da Semana

Que o churrasco é a paixão brasileira, ninguém pode negar. Amigos e churrasco são a combinação perfeita para o final de semana. Mas o que ninguém gosta é quando surgem as reclamações de falta de comida e bebida nas confraternizações — aí é que começam os problemas! Por isso, acompanhe algumas dicas selecionadas para você elaborar aquele churrasco que vai deixar todo mundo feliz.

Planejando o evento

Antes de ir às compras, tenha em mente o tempo pelo qual o churrasco pretende se estender. Para uma confraternização menor, feita em sua casa, por exemplo, recomenda-se o cálculo de 400g de carne por pessoa — mas fique tranquilo, você pode incluir na conta o frango, a linguiça e a carne vermelha, por exemplo. O ideal seria um acompanhamento para o churrasco, como o arroz, vinagrete ou mandioca, isso levará a um consumo menor de carne. Já em eventos maiores, como quando há necessidade de contratação de buffet, o ideal é calcular um consumo aproximado de 700g a 800g por pessoa.

E as crianças?


Para os pequenos, com idade entre 6 e 11, o ideal é considerar a metade do consumo de um adulto. Por exemplo, se um adulto consome 400g de churrasco, as crianças consumirão apenas 200g.

E a bebida, como calcular?

O ideal seria estabelecer 1 litro e meio de bebida, para quem consome álcool. Isso equivale a quatro latas de cerveja, em média. Para quem consome refrigerante, o cálculo muda, o consumo deve ser de 1 litro de refrigerante e meio litro de água por pessoal.

Para quem aposta no serviço de buffet, para uma festa maior, com duração mais longa, é preciso levar em conta o tempo da festa e os possíveis desperdícios. Por exemplo, o consumo de carne sobe para uma média de 750g e o de bebida para dois litros de cerveja e 1 litro de refrigerante e 1 de água por adulto.

E agora, acabaram os copos...

Não há nada mais desconfortável do que ir a um churrasco em que há comida e bebida suficiente para todos, mas os copos para consumir bebidas já não existem mais. Se for utilizar copos de vidro, faça as contas com uma média de 2 a 3 copos por pessoa. Essa conta aumenta caso o copo seja de plástico, subindo para 4 a 5 copos por pessoa.

Calcule a quantidade de comida e bebida para churrasco:


Para quem procura fazer um churrasco na medida, que agrade a todos os convidados, existe uma ferramenta que auxilia no cálculo dos alimentos e bebidas a serem comprados. É o caso desta calculadora de churrasco, um serviço que facilitará o planejamento do evento e a prevenção das ‘saias justas’.

Planejar um churrasco é uma tarefa complexa, mas seguindo as dicas, sua confraternização será um sucesso. Hoje existem diversas calculadoras de churrasco pela internet, algumas com opções mais completas, para os churrascos que não terão apenas carnes, mas também variados acompanhamentos e saladas. Invista em alternativas para os alimentos e bebidas, busque receitas e dicas de comida e bebida para o churrasco, tornando-o muito mais em conta e atrativo aos convidados.

E você? Como costuma fazer esses cálculos? Deixe um comentário e participe da conversa!

Atualizado em 18 Ago 2015.