Forte São Marcelo


  • Créditos:

Endereço: Rampa dos Saveiros, ao lado do Mercado Modelo | Como chegar >

  • Horário: Terça a domingo, 9h às 18h.
Protegido pelo patrimônio histórico, o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar ou Forte São Marcelo, nasceu como um baluarte de forma triangular construído em madeira, no início do século 17, sobre um arrecife na entrada do porto de Salvador.

Reconstruído em alvenaria de pedra, depois da invasão holandesa de 1624, o forte ganhou sua forma circular e a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. O forte destaca-se por estar dentro das águas, como o Forte Tamandaré da Laje, no Rio de Janeiro, e por ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).

Hoje, o local abriga os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade. Durante a visitação, é possível passear pela memória da baía, conhecer as histórias da fundação de Salvador e saber mais sobre o patrimônio histórico da cidade e sobre os relatos que envolveram a construção do forte e sua utilização estratégica para defender a cidade.

As 14 salas do espaço abrigam exposições permanentes, temporárias e a midiateca, um banco de dados sobre a Cidade de Salvador, com informações históricas e socioeconômicas armazenadas em vídeos, encenações e projeções virtuais. O forte dispõe ainda de espaço para eventos na área externa.

Foto: Wikipédia

COMENTÁRIOS

Destaques do guia