Guia da Semana

Química em Show e Oficina Construção de Terrário

Museu Catavento celebra seu aniversário de 7 anos com programação especial

Este evento terminou

Química em Show e Oficina Construção de Terrário

Data 12-26 Mar
12 e 19 de março e 13, 20 e 26 de março de 2016

Preço(s) Grátis

Horário(s) 10h, 12h, 14h e 16h

Palácio das Indústrias
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, 03003-060

Telefone (11) 3315-0051

No dia 26 de março, o Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, comemora 7 anos de existência. Este ano, o museu atingiu a marca de três milhões de visitantes desde sua abertura. 

E, para celebrar a data o museu está com atividades para toda família ao longo do mês de março. Imagine poder acompanhar de perto experiências de química, feitas pelos cientistas do museu no Auditório Catavento ou, ainda montar um Mini Terrário e poder levar para casa. Confira a programação completa e participe.

QUÍMICA EM SHOW

 As experiências realizadas no espetáculo científico “Química em Show” são visualmente atrativas de modo a promover uma melhor compreensão do fenômeno e manter a atenção do visitante. Além disso, na atividade, serão tratadas transformações químicas, que tem como objetivo mostrar aos visitantes como a matéria pode ser transformada produzindo substâncias novas.

Os líquidos mudam de cor, os sólidos passam por variações e os gases são liberados. Também será possível observar diferentes tipos de energia como a luz, o som, o calor e experiências com o Luminol, Varinha Mágica, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outros, que vão unir educação e diversão.

Conceitos, aparentemente complicados, vão parecer bem simples e serão assimilados com facilidade no espetáculo científico. O público presente também será convidado a assistir demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com suas próprias mãos sem se queimar.

Serão 04 apresentações, com duração de 30 minutos, realizadas no Auditório Catavento. Não é preciso retirar senha! A fila será formada por ordem de chegada.

Datas: 12 e 19 de março

Local: Auditório do Museu Catavento.

Não haverá distribuição de senhas, de modo que, qualquer visitante poderá participar da sessão respeitando a capacidade máxima de 180 pessoas.

Horários: 10h30, 12h00, 14h00 e 15h30.

Duração: 30 min.

OFICINA CONSTRUÇÃO DE  MINI TERRÁRIO

Um microecossistema em equilíbrio.  Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma garrafa de vidro fechada para observar a metamorfose destes insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

Na oficina do Catavento, cada visitante construirá seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem e discussão da monitoria antecedente à construção.

Os participantes levarão seu terrário para casa.

Datas: 13, 20 e 26 de março.

Local: Piso Superior – Seção Ecologia.

Vagas limitadas: os participantes deverão retirar senhas no balcão da recepção.

Horários: 10h, 12h, 14h e 16h.

Duração: 30 min.


Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Explore ao redor

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças