Guia da Semana

Marinada

Marinada

Endereço
Rua Nova Orleans, 34, 04561-030

Telefone 98162-9142

Site do estabelecimento

Em uma ruazinha do Brooklin, uma fachada cor terracota e discreta se mistura às outras casas. Nada indica que quando o portão se abre, o convidado se depara com o que lembra uma casa do interior: pés de amora, jabuticaba, mamão e limão china e flores antecipam construção da década de 1940. 

Da entrada deste sobrado à cozinha profissional (totalmente equipada), nenhuma barreira. Um espaço fluido, com móveis de madeira sustentável, biblioteca e sala de estar culminando no fogão. É ali o QG da Marinada, dos chefs Igor Martins e Manoela Lebrón, que após passarem pelas mais renomadas casas de São Paulo e Europa, decidiram montar um espaço para seus convidados se sentirem em casa.

Não, não se trata de um restaurante, tampouco de um bufê, mas de uma cozinha interativa que reúne ao seu redor mil atividades: aulas, eventos, jantares, produção de editoriais, consultorias gastronômicas, aluguel do espaço para outros cozinheiros, filmagens, casamentos e até mesmo um restaurante pop-up. Tudo em formatos únicos, moldados à demanda e expectativa do cliente. 

“Nos restaurantes você tem a sensação de ser um robô, não tem contato com o comensal e vê muito desperdício, queríamos exatamente o oposto disso”, diz Igor.  Vem daí o novo projeto do casal: servir e abraçar os apetites das pessoas em seu ambiente pessoal, sua casa. A bem dizer, desde que começaram a cozinhar juntos, no finzinho de 2013, a vontade sempre foi a de abrir a porta de casa, por isso a ideia de também fazer um restaurante com dias e horários marcados, sob reserva.

Para completar as experiências, a dupla coloca à venda sua linha de produtos caseiros de inspiração familiar. Entre eles, caldos naturais, chutney de pimenta biquinho e pão de queijo da avó da Manô, com polvilho artesanal, ovo caipira e queijo mineiro de cura própria.

Aulas de culinária para todas as idades levam o aluno a botar a mão na massa: nas lições, os aprendizes elaboram, por exemplo, receitas típicas da cozinha mineira, como na aula “trem bão”, que vai desde uma aula de leitão à pururuca, feijão tropeiro, frango ensopado à canjiquinha e doce de queijo.

A cozinha da casa com forno combinado e fogões de última geração, tornam o ambiente ainda mais divertido e no final, todos são convidados a provar as delícias feitas. Os workshops e cursos são sempre práticos e têm temas e propostas diversas, seja para quem já cozinha ou para quem nunca fritou um ovo.

RH gastronômico e eventos sociais

Para eventos, diversas opções: de mini weddings com receitas inspiradas nas histórias dos casais a treinamentos corporativos. Neste caso, o Desafio Culinário une os colegas de trabalho em um clima que estimula o trabalho em equipe: o “Team Building”. Ele reproduz uma dinâmica em torno das panelas, mas, desta vez, direcionada e avaliada por uma psicóloga especialista em dinâmicas de grupo. Toda a atividade é desenvolvida juntamente com o gestor da equipe para atingir um objetivo único: seja foco em resultados, foco em liderança ou integração da equipe.

Acima de tudo, a Marinada quer resgatar o convívio à mesa e construir uma cozinha sem rótulos nem distanciamentos. “Queremos simplificar e desmistificar, mostrar que cozinhar é possível e prazeroso. Que nossa comida é afetiva, informal, camponesa, sensitiva, italiana, aconchegante. É tanta coisa que não pode ser rotulada, nem engessada”, explica Manoela.

Restaurante pop-up

Uma vez por mês, eles organizarão um jantar de sexta, um almoço de sábado e um brunch de domingo. Ou seja, refeições experimentais, sempre sob reserva, sem cobrar água, nem rolha. Algo que um restaurante que não seja pop-up não consegue fazer. 

Ali, o comensal descobre como funciona uma cozinha profissional bem equipada e, ao mesmo tempo, pode espiar o que tem dentro da frigideira, interagir com os cozinheiros, ir ao jardim ou mexer num livro da prateleira. Ele tem a liberdade de se sentar no mesão comunitário de 14 lugares (que veio de uma fazenda que há 30 anos recupera a mata mineira), em uma mesinha de bistrô ou em uma banqueta de frente para o fogão.

Se a escolha for o jantar, o visitante vai se deparar com uma sequência empratada única, com couvert, que pode listar pão caseiro de linguiça, queijo meia cura, tapenade de azeitonas e tomate confitado; na entrada, ravióli de gema com espinafre, ricota e manteiga; o prato principal pode incluir a paleta de cordeiro com mil folhas de batatas e, para adoçar, bem-casado brûlé com creme cítrico, por exemplo.

O almoço será o PF do dia, com prato principal e sobremesa, além dos mini pães de queijo com manteiga, que são um agradinho de boas-vindas. Essa fórmula pode ser composta de picadinho (que pode ser de legumes) ao vinho tinto com arroz e ovo pochê, fechando com brownie de doce de Leite com chantili. Uma opção mais leve também tem sua vez, como um peixe assado com manteiga de sálvia, ravióli aberto de abóbora e banana assada em massa filo com brigadeiro de goiabada.

Já o brunch será um menuzinho para se opor ao desperdício inevitável dos bufês de café da manhã. À mesa chegará uma receita com fruta (creme de manga e abacaxi, crumble de morangos, salada de frutas com gengibre...), outra com ovo (eggs benedict, omelete ou crepioca), o bolinho do dia (banana com granola, maçã com castanhas, cenoura com chocolate, entre outros), uma geleia caseira com as frutas da estação, pãozinho caseiro, manteiga, queijos e embutidos, além de um suco e bebida quente.

Atualizado em 4 Ago 2016.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Empório da Serra

Empório da Serra

79m

Original Burger

Original Burger

102m

Ranch Burguer Company

Ranch Burguer Company

102m

Pizzaria Monte Verde - Brooklin

Pizzaria Monte Verde - Brooklin

115m Monte Verde mistura os conceitos de cantina e pizzaria com suas pizzas de massa leve

Mr. Beer - Brooklin

Mr. Beer - Brooklin

129m O Mr. Beer oferece mais de 200 rótulos de cervejas, nacionais e importadas.

Cafeera - Brooklin

Cafeera - Brooklin

150m

Notícias recomendadas

Bacio di Latte lança gelato sabor panetone de chocolate

Sorvete tem base de leite com pedaços de chocotone e gotinhas de chocolate belga

Instalada no Higienópolis, pâtisserie colaborativa reúne melhores receitas da cidade feitas por diferentes chefs

Sweetshop Pâtisserie e Café oferece aos clientes uma variedade enorme de doces, feitos por diferentes grifes

T.G.I. Fridays volta ao Brasil no início de 2017

Rede norte-americana que fechou lojas brasileiras há alguns anos, volta para São Paulo em janeiro

5 restaurantes para comemorar o Dia do Veganismo em São Paulo

Confira um roteiro com promoções e cardápio especial para curtir a data, em novembro

Milk-shake de Ovomaltine do Bob's agora é exclusividade do McDonald's

Vencimento do contrato passa a impeder que a rede use o nome da marca em seu cardápio

Restaurante Abbraccio distribui vouchers gratuitos; saiba como garantir o seu

Vouchers valem para aperitivos, bebidas e sobremesas grátis