Guia da Semana

Uma das melhores formas de aprender uma língua de forma natural é absorvendo a cultura de um país por meio de filmes, arte e música. E, especificamente sobre a música, aprender dessa forma é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, emoção e audição.

Além de efetivo, conhecer novos artistas estrangeiros é uma forma divertida de obter conhecimento. Sendo assim, que tal conhecer novos cantores e bandas e, de quebra, aprender novas palavras? Confira abaixo 10 dicas de música para aprender novas línguas!

Francês

Louane (França): Além de cantora, Louane também é atriz e ficou conhecida por ser semifinalista no reality show musical The Voice, em 2013. Ela também atuou no filme La Famille Bélier e até foi premiada pelo papel. Seu primeiro álbum, Chambre 12, foi lançado em março de 2015.

Stromae (Bélgica): Paul Van Haver, conhecido como Stromae, faz um trabalho único, que mistura hip hop, música eletrônica, pop e variados estilos. Além do talento musical, ele também é reconhecido pelo seu estilo bem peculiar, clipes fantasiosos e tem até uma marca de roupas.

Italiano

Jovanotti (Itália): Mesclando rap e pop, o cantor Jovanotti é conhecido por ter influências do hip-hop e ter feito sucesso no universo pop italiano nos anos 80. Assim como grandes nomes da música italiana, como Laura Pausini, quase todo seu trabalho foi feito em língua italiana, exceto um álbum em espanhol com seus maiores sucessos. Sua música tem uma pegada bem moderna.

Marco Mengoni (Itália): O cantor ficou famoso em 2009, quando venceu a terceira temporada da versão italiana do show The X Factor. Sua fama não parou por aí, o artista segue fazendo sucesso com outros lançamentos e venceu em 2013 a 63ª edição do famoso Festival de Sanremo. Sua música é bem romântica e ótima para quem quer aprender a língua italiana.

Espanhol

Calle 13 (Porto Rico): A Calle 13 é uma dupla de rap formada pelos meio irmãos René Perez (“Residente”) e Eduardo Cabra (“Visitante”). O som deles mescla do rap alternativo ao pop, passando pelo reggaeton e pela música eletrônica. A voz feminina em algumas músicas do grupo é de Ileana (“PG-13”), irmã da dupla.

#TocoParaVos (Uruguai): A banda de cumbia pop foi formada em 2013 e conta com instrumentos dos mais variados na banda: de pandeiro a piano, sendo que no total são nove integrantes. Formado por jovens, o grupo é liderado por María Deal.

Alemão

Mark Forster (Alemanha): Mark Cwiertnia, mais conhecido pelo nome artístico Mark Forster, tem pai alemão e mãe polonesa. O artista tem uma carreira ligada à música eletrônica e também ao rap. Ele chegou até a ser jurado do The Voice Kids na Alemanha. Impossível não curtir o som!

Silbermond (Alemanha): Com 16 anos de carreira, o interessante do Silbermond é que a insatisfação com as letras em inglês é que fez a banda começar a compor em alemão. Ficaram incrivelmente conhecidos na Alemanha e na Áustria em 2004, após ter aberto o show da cantora alemã Jeanette Biedermann.

Inglês

Magic! (Canadá): Os hits do Magic! estão nas rádios e também em nossas cabeças com seus refrões chiclete. A música dos caras é uma ótima oportunidade de conhecer o Além disso, o vocalista da banda já escreveu músicas para cantores como Justin Bieber e Drake, ambos canadenses.

Stereophonics (Reino Unido): A banda britânica, do País de Gales, está na ativa desde 1992 e tem sete álbuns de estúdio, cinco dos quais lideraram as paradas britânicas. A banda é uma boa pedida para quem também é fã de rock inglês.

Por Marina Marques

Atualizado em 7 Nov 2016.