Guia da Semana

Aos 47 anos de idade, sendo 30 deles de estrada, coube a Daniela Mercury abrir a Virada Cultural 2013 no Palco Júlio Prestes. Foi com um "viva a música brasileira" que começou o show da cantora junto ao Zimbo Trio.

Composto pelo pianista Amilton Godoy, o baterista Percio Sápia e o baixista Marinho Andreotti, o Zimbo Trio soltou as primeiras notas do Palco Júlio Prestes dando uma prévia do samba jazz que tomou conta da apresentação. Quando Daniela entrou no palco, a escolhida para abrir o show foi "Madalena", seguida de uma oração a Ave Maria como pedido para abençoar a apresentação.

No palco, a baiana mostrou que está mais diva do que nunca e não poupou sorrisos ao público que lotou os arredores da praça Júlio Prestes. A homenagem à música brasileira seguiu com poucas músicas autorais, mas de excelentíssima qualidade, como "Wave" e "Águas de Março", de Tom Jobim, e "Como Nossos Pais" e "Fascinação", de Elis Regina, todas acompanhadas em uníssono pelo público.

Muito falada no momento por ter assumido seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, Daniela não deixou de lado questões políticas durante sua apresentação. "Todos têm direito de serem como querem", disse a cantora na já esperada militância em prol dos direitos da comunicadade LGBT.

Ao longo do show, Daniela também se referiu aos direitos das crianças, das mulheres e se colocou contra o machismo que existe até os dias de hoje. "Quando o bem não se manifesta, o mal toma conta, então vamos tomar conta dessa país?", foi a pergunta que Daniela fez em referência ao deputado Marcos Feliciano.

Na mais de uma hora de clássicos brasileiros, Daniela Mercury cantou e encantou quem foi conferir a abertura da Virada Cultural. Para encerrar, a mais do que conhecida "O Canto da Cidade" incendiou o público. Ótimo jeito de encerrar um show cheio de brasilidade e senso político. Mérito de Daniela e do excelente acompanhamento do Zimbo Trio. "Eu só aprendi a cantar samba por causa de vocês", agradeceu Daniela ao trio.

Por Edson Castro

Atualizado em 19 Mai 2013.