Virada Cultural 2013

Próxima edição do evento acontece dias 18 e 19 de maio e terá Racionais MCs, Céu, Criolo, Gal Costa e muito mais

Última publicação: 17/05/2013

  • O duo norte-americano Black Star é uma das grande atrações da Virada Cultural 2013

    O duo norte-americano Black Star é uma das grande atrações da Virada Cultural 2013
    Créditos: Divulgação

  • Lobão é atração confirmada na Virada Cultural 2013

    Lobão é atração confirmada na Virada Cultural 2013
    Créditos: Divulgação

  • Gal Costa é uma das grandes atrações do Palco Júlio Prestes

    Gal Costa é uma das grandes atrações do Palco Júlio Prestes
    Créditos: Divulgação

  • Os Racionais MCs se apresentam no Palco Júlio Prestes da Virada Cultural 2013

    Os Racionais MCs se apresentam no Palco Júlio Prestes da Virada Cultural 2013
    Créditos: Divulgação

INFORMAÇÕES DO EVENTO

  • Data(s): 18 e 19 de Maio de 2013
  • Horário(s): Das 18h de Sábado até as 18h do Domingo.
  • Preço(s): Grátis

A organização da Virada Cultural anunciou a programação completa de sua 9ª edição, que acontece entre os dias 18 e 19 de maio. Alguns nomes divulgados anteriormente como Racionais MCs e Gal Costa tiveram os horários de seus shows divulgados. Outras novidades, como Raça Negra, Criolo, Emicida e Lobão, foram anunciados na lista de atrações.


Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. morto em março, será homenageado pela banda A Banca, formada pela formação original da CBJR, com o baixista Champignon nos vocais. Outros homenageados durante a Virada 2013 serão Paulo Vanzolini, Carlos Reichenbach e Marku Ribas.

O Guia da Semana listou os destaques dos principais palcos da Virada Cultural 2013. Tome nota:

Palco Júlio Prestes

O palco principal da Virada, o Júlio Prestes, traz grandes shows de gêneros musicais variados. Daniela Mercury se apresenta ao lado do Zimbo Trio, abrindo a programação às 18h de sábado. Pela Júlio Prestes, também passam Gal Costa, Criolo e Racionais MCs. As atrações internacionais são o cubano Eliades Ochoa, o pai do funk George Clinton e o duo de rap Black Star.


25 de março com novos nomes da música

Uma das novidades da Virada 2013 é o palco montado na Rua 25 de março. Com uma programação dedicada a novos nomes da música brasileira, o Palco 25 de março recebe shows de Lucas Santtana, Hurtmold, Lirinha, Mombojó, Céu, Otto e muitos outros.


Lucas Santtana é uma das atrações do Palco 25 de março da Virada Cultural 2013


Palco São João

Na São João, a grande atração é o cantor e compositor carioca Lobão. As atrações do palco são predominantemente roqueiras. Outro destaque do palco é o Mundo Generator, banda do ex-baixista do Queens of the Stone Age Nick Oliveri. O Palco São João também vai receber A Banca, banda formada pelos integrantes do Charlie Brown Jr que vai homenagear Chorão.

 

Chefs na Rua

Após a confusão ocorrida durante o Chefs na Rua do ano passado, a organização da Virada ampliou seu espaço e o número de participantes. Em 2013, o evento acontece das 8h às 18h de domingo na Avenida São Luiz e traz os chefs Jefferson Rueda, do restaurante Attimo; Raphael Despirite, do Marcel; Dagoberto Torres, do Suri; Juliana Mottter, do Maria Brigadeiro; Marcelo Pinheiro, do Tarsila; Janiana Rueda, do Bar da Dona Onça e muitos outros nomes.


Theatro Municipal

O Theatro Municipal tradicionalmente abre suas portas durante a Virada. E em 2013 não será diferente. Com uma programação com shows que trazem discos clássicos da nossa música tocados na íntegra, o Municipal recebe artistas como Fagner, Odair José e Jorge Mautner.


Jorge Mautner toca álbum homônimo lançado em 1974 no Theatro Municipal

Forró no Viaduto do Chá

Um palco especifico para o forró é uma das novidades da Virada Cultural este ano. Montado no Viaduto do Chá, o espaço vai receber shows de Trio Virgulino e outros grandes nomes do gênero.

 

Stand-up comedy na Praça da Sé

Já para quem gosta de dar boas risadas, a Virada Cultural terá um palco especial dedicado ao gênero stand-up comedy. Montado na Praça da Sé, o palco vai trazer grandes nomes do humor brasileiro, como Danilo GentiliRafinha Bastos e Fabio Porchat.


Praça da República

A Praça da República vai celebrar o samba na Virada 2013. O grupo carioca Fundo de Quintal é uma das grandes atrações do palco, ao lado de importantes nomes de gerações distintas do gênero genuinamente brasileiro, como Raça Negra, Sombrinha, Almir Guineto e Jorge Aragão.


O grupo Raça Negra é uma das atrações do palco montado na Praça da República

Viradinha na Estação da Luz

A criançada ganhou uma programação especial durante a Virada Cultural 2013. Um palco montado na Estação da Luz vai receber as atrações da Viradinha, como Palavra Cantada, Peixonauta e Pequeno Cidadão.


Largo do Arouche

O brega é o gênero vigente no palco montado no Largo do Arouche. Artistas de épocas diferentes que honraram o brega ao longo dos anos se apresentam, de Sidney Magal a Luiz Caldas, passando por Banda UÓ e Felipe Cordeiro.


O paraense Felipe Cordeiro

Pista especial dedicada ao funk

O funk, outro gênero popular nas periferias, também terá programação especial na Virada 2013. A pista, localizada na Praça Alfredo Issa, vai receber nomes do gênero “funk ostentação” como MC Nego Blu e Menor Chapa.


Música eletrônica ganha várias pistas

Mais uma vez a música eletrônica ganha muito destaque na Virada Cultural 2013. Ao todo, sete pistas serão dedicadas exclusivamente ao gênero.

 

Shows nos SESCs

A rede SESC também vai oferecer uma programação especial e gratuita. Ao longo das 24 horas de evento, diversos shows vão rolar nos SESCs espalhados pela cidade. Afrobombas, BNegão, Casuarina e Lirinha são algumas das atrações confirmadas.


O Afrobombas se apresenta no SESC Consolação durante a Virada Cultural 2013

 

Centro da Cultura Judaica

O Centro da Cultura Judaica mais uma vez preparou programação especial durante a Virada Cultural 2013.Um dos destaques é o show especial que propõe o encontro de músicos brasileiros e israelenses. Às 21h do dia 18, Wilson Simoninha e Joca Perpignan se apresentam ao lado da cantora árabe-israelense Mira Awad.

Virada Cultural Paulista 2013

Quem mora fora da cidade de São Paulo, também tem sua própria versão da Virada Cultural. Entre os dias 25 e 26 de maio, 27 cidades do interior e litoral paulista recebem uma ampla programação de shows e atividades culturais gratuitas.

Entre os destaques da programação estão Tulipa Ruiz (Americana, sábado, às 23h), Marcelo Jeneci (Araçatuba, domingo, às 17h), Gaby Amarantos (Araraquara, domingo, às 18h30), Otto (Assis, sábado, à 0h30), Criolo (Barretos, sábado, à 0h30; e Franca, domingo, às 18h90), Titãs (Barretos, domingo, Às 18h30), Arnaldo Antunes (Caraguatatuba, sábado, à 0h30) e Gal Costa (Jundiaí, domingo, às 18h30).

Anderson Nascimento redator(a)

Comentários