Guia da Semana

O Dia das Mães se aproxima. A data sempre nos emociona e faz todos olharmos com mais carinho ainda para nossas queridas progenitoras.

As mamães sempre inspiram seus filhos, certo? E no mundo da música não poderia ser diferente. Algumas mulheres ilustres influenciaram seus pimpolhos na hora da escolha da profissão. Uns se deram bem, outros nem tanto.

Em homenagem ao dia delas, o Guia da Semana listou as mamães mais influente do mundo da música. De Yoko Ono a Elis Regina, passando, claro, por Vanusa e Baby do Brasil. Olha nossa lista e feliz Dia das Mães!

Yoko Ono


Odiada por dez entre dez fãs de Beatles, Yoko Ono é artista plástica, cantora – sim, ela canta! – e mãe de Sean Lennon, que também é filho de John. Sean seguiu os passos da mãe – e do pai – e consolidou uma respeitada carreira musical. O hoje homem de 37 anos faz um folk com pegada experimental, menos biruta que a mãe.

Elis Regina


Uma das vozes mais marcantes da música brasileira, Elis é a mãe musical mais frutífera da nossa lista. A cantora gaúcha, que imortalizou clássicos como “Madalena”, “Como Nossos Pais” e “O Bêbado e o Equilibrista”, é mãe de João Marcello Bôscoli - responsável pela gravadora Trama, entre outros projetos – e dos cantores Pedro Mariano e Maria Rita.

Zizi Possi


Outro importante nome da nossa música que teve uma filha que seguiu seus passos foi Zizi Possi. A cantora, que já gravou com Chico Buarque e é conhecida por canções como “Caminhos do Sol” e “Per Amore”, é mãe Luiza Possi. Luiza, que tem carreira consolidada num nicho da “nova MPB”, já tem quatro álbuns de estúdio lançados.

Baby do Brasil


A voz feminina dos Novos Baianos, Baby Consuelo – hoje Baby do Brasil –, é a mãe do trio SNZ. Surgido no final dos anos 1990, o grupo, formado pelas irmãs Sarah Sheeva, Nãna Shara e Zabelê, estourou nas paradas com “Nada vai tirar você de mim”, versão para “Nothing's Gonna Change My Love For You” de George Benson. O sucesso não durou muito tempo e o fim do SNZ foi inevitável. Pena?

Miúcha


A filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto é a mãe da cantora Bebel Gilberto. Família ilustre, né? Pois é. Miúcha também é cantora e compositora e já gravou com Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Só a alta casta da música brasileira. Já Bebel tem carreira consolidada no Brasil e no exterior. Nascida em Nova York, seu som é uma mistura de bossa nova e lounge.

Rita Lee


A diva do rock nacional também é uma mãe musical que influenciou seus pimpolhos. A eterna Mutante, que em sua bem sucedida carreira solo emplacou hits como “Ovelha Negra”, “Agora Só Falta Você” e “Doce Vampiro”, tem no filho Beto Lee a continuação da dinastia musical da família Lee. Exímio guitarrista, Beto é figura carimbada nos shows de Rita e também já lançou discos autorais. Atualmente, é apresentador do Multishow.

Fafá de Belém


A cantora de voz forte, busto largo e risada fácil é a mãe da bela Mariana Belém. Mariana, que se aventura na vida musical desde o início dos anos 2000, também é atriz e já integrou o elenco do musical Os Produtores, dirigido por Miguel Falabella. Seu mais recente álbum é chamado Eu, Mariana.

Vanusa


Na era da internet, Vanusa ficou conhecida após errar a letra do hino nacional durante evento na Assembléia Legislativa de São Paulo e virar viral. Mas, a cantora já está na estrada desde o final dos anos 1960 e seu filhão, Rafael Vanucci, tentou seguir seus passos. O ganhador da segunda edição do reality Casa dos Artistas é cantor e atualmente se aventura como produtor musical sertanejo.

Menção honrosa: Dona Canô


Apesar de não ter carreira musical, Dona Canô talvez seja a mãe mais ilustre da Música Popular Brasileira e desta lista. Progenitora de Caetano Veloso e Maria Bethânia é da cidade mais ilustre de Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia. Canô morreu no final de 2012, aos 107 anos de idade.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 24 Abr 2014.