Guia da Semana

Zeca Baleiro está inserido em um restrito grupo de artistas da música popular que, ao se manter fiel ao estilo que o consagrou, acabou por conquistar e fidelizar um público grande e nada específico.

Tal observação pôde ser provada e comprovada nesta segunda-feira (16), quando, em pleno início de semana, o músico viu jovens e idosos se misturarem entre as cadeiras e lotarem o HSBC Brasil, para testemunhar o show de divulgação de seu mais novo CD.

>> Confira os shows internacionais de 2012
>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Nova turnê do Paul McCartney pelo Brasil
>> Madonna marca seu retorno aos palcos do Brasil
>> Show e exposição de Elvis Presley vêm ao Brasil

Apesar de seduzir facilmente os fãs com as faixas da sua obra recém-lançada, O Disco Do Ano, o artista ganhou de vez a plateia com a interpretação da cultuada “Disritmia”, um dos primeiros destaques da noite.

“Esse show é o começo da turnê do novo disco, mas vamos tocar também coisas de outras pessoas”, anunciou Zeca Baleiro. O discurso trouxe expectativas sobre quais artistas seriam lembrados por meio de sua voz. E qual não foi o espanto e surpresa de todos quando, no melhor clima intimista, o músico e sua banda tocaram o hit pop “Price Tag”, da britânica Jessie J, em uma performance única e tipicamente brasileira.

Tomada por uma chuva de aplausos e gargalhadas, a atmosfera pouco mudou com a cena que tomou o palco nos momentos seguintes. Após passar brilhantemente pela parte do repertório destinada aos clássicos, como "Quase Nada" e "Telegrama", o artista reuniu os músicos de sua banda e disse: “O brasileiro gosta de música, mas ele gosta mais é de música dançante. Então nós preparamos um número”.


Zeca Baleiro (Crédito: Adriano Bertin)

Enfileirados e rigorosamente posicionados em linha reta, na beirada do palco, o grupo, tendo Zeca Baleiro como coreógrafo, dançou e cantou algo que se assemelha ao funk que tomou conta do Rio de Janeiro. A letra, um verdadeiro manual que ordenava os passos dos “dançarinos”, dizia algo como “bota a mão na cintura e vai até o chão”.

Após uma nova onda de risadas e gritos de histeria, o show seguiu para o seu fim com pedidos de bis que beiravam a imploração. Apesar disso, a apresentação foi finalizada e, em virtude do repertório totalmente eclético, só reforçou a identidade musical de Zeca Baleiro: o estilo singular de misturar ritmos diversos.

Confira o setlist do show:

O Desejo
Ultimo Post
Calma Aí Coração
Disritmia
Tattoo
Nada Além
Mundo dos Negócios
O Amor Viajou
Maresia
Comigo
Price Tag
Zás
Ela Não se Parece com Ninguém
Meu Amigo Enock
Funk da Lama
A Maça
Babylon
Alma não ter cor
Telegrama
Mamãe Oxum

Por Adriano Bertin

Atualizado em 18 Abr 2012.