Guia da Semana

Imagine viajar para diferentes países, fazer uma imersão em novas culturas, conhecer gente de vários lugares e ainda economizar uma grana? Essa é a proposta do Airbnb, site para quem quer fugir do padrão dos hotéis e viajar de verdade.

Como funciona o Airbnb?

No Airbnb, você tem acesso a casas de todo o mundo, onde você pode optar por vários estilos de acomodação: para várias pessoas, para casal, aluguel de apartamento inteiro ou apenas quarto e outras variações.

O que torna o AirBnB diferente das agências convencionais de aluguel de casa/apartamento é o fato de funcionar como uma rede social. Para alugar, tanto como anfitrião, como inquilino, é preciso criar um perfil e entrar na rede. Toda a negociação é feita entre os usuários, de modo bem informal, mas seguro.

A empresa tem toda uma preocupação com a segurança e confiabilidade das acomodações fornecidas. No site, hóspedes e anfitriões fazem a verificação das suas identificações conectando-se às suas redes sociais e escaneando seus documentos de identidade oficiais ou confirmando informações pessoais. Além disso, antes de alugar, sempre leia antes os comentários de hóspedes que já passaram por lá, que podem te ajudar a ter uma noção bem real, para que você saiba se é uma boa ou furada.

Além disso, o sistema de pagamento do Airbnb foi desenvolvido para tornar as transferências financeiras entre hóspedes e anfitriões o mais fácil e confiável possível. Ele funciona da seguinte forma: os hóspedes pagam o Airbnb quando fazem a reserva de um espaço e o Airbnb libera o dinheiro para os anfitriões 24 horas depois do check-in do hóspede. Usar o sistema de pagamento do Airbnb é obrigatório para fazer uma reserva.

Agora que você já sabe como utilizar o serviço, basta conhecer casas incríveis e escolher seu próximo destino. Nós separamos os locais mais imperdíveis para conhecer, confira na galeria!

Por Marina Marques

Atualizado em 9 Fev 2015.