Guia da Semana

Começou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, a primeira do que promete ser a maior feira anual de quadrinhos, games, filmes e cultura pop da América Latina. Organizada pelo Omelete e inspirada em eventos internacionais, a Comic Con Experience 2014 ocupa o antigo Centro de Convenções Imigrantes (hoje São Paulo Expo) entre quinta e domingo, oferecendo uma programação extensa com filmes, aulas abertas, convidados, colecionáveis, quadrinhos, livros e amostras de cursos de animação, desenho e escultura.

Entre os principais nomes trazidos ao Brasil para esta primeira edição, está o de Sean Astin – o Sam de “O Senhor dos Anéis” ou o Mikey de “Os Goonies”. Também estarão lado-a-lado com os fãs os atores Jason Momoa (“Game of Thrones”), Richard Armitage (“O Hobbit”) e Edgar Vivar (“Chaves”), além de outros artistas. O presidente da Pixar, Jim Morris, e o criador do Tio Patinhas, Don Rosa, também estão no Brasil especialmente para a feira.

“Precisávamos ter esses artistas conosco se quiséssemos provar ao público que não seríamos apenas mais um evento com dubladores e youtubers, sem atrações relevantes e atuais”, alfineta Erico Borgo, do Omelete. “Havia uma pressão muito grande por ser a primeira edição, por isso fizemos questão de visitar dezenas de outras Comic Cons e buscar o melhor em cada uma delas”.

A Comic Con Experience marca a afirmação de um mercado “nerd” em expansão no Brasil, do qual fazem parte desde os fãs veteranos de Star Wars ou Doctor Who até jovens atraídos por filmes da Marvel e animações da Pixar. Impensável até poucos anos atrás, pelo menos nessas proporções, a feira sinaliza para novas tendências de consumo que não podem mais ser ignoradas – como o crescimento do colecionismo e a procura por cursos profissionalizantes ligados a cinema, quadrinhos e games.

“Nosso objetivo é a transformação do mercado”, explica Ivan Costa, sócio da CCXP. Um dos desafios do grupo, em outras palavras, é convencer o fã brasileiro de que investir caro num produto original, ou num evento bem estruturado, é mais interessante do que incentivar a pirataria ou se contentar com alternativas de baixa qualidade.

O custo para trazer esse evento, segundo os organizadores, foi alto e não se pagará com facilidade neste primeiro ano – mas, para eles, ter esse espaço é um investimento, uma semente que ajudará a criar um público cada vez maior e mais interessado no universo nerd.

Para quem pretende visitar a feira nos próximos dias, a programação inclui ainda palestras sobre desenho e roteiro, exibição dos filmes “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” e “Operação Big Hero”, homenagem aos 20 anos da revista Herói e um campeonato de Cosplay. Quem quiser ir fantasiado, aliás, encontrará um camarim privilegiado para não fazer feio na hora do concurso.

Quem não conseguiu conferir a edição deste ano pode anotar na agenda as datas para a próxima Comic Con Experience: segundo Borgo, ela acontecerá entre 3 e 6 de dezembro de 2015.

Se depender do movimento neste primeiro dia, tudo indica que ela veio mesmo para ficar.

Confira as fotos da Comic Con Experience 2014:

Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Dez 2014.