Guia da Semana

O Brasil é um lugar privilegiado, com belas cidades e um litoral extenso, repleto de praias incríveis de norte a sul. Um dos estados que se destaca quando o assunto é beleza é a Bahia. A faixa litorânea baiana possui praias que encantam e deixam o turista de qualquer canto do mundo de queixo caído.

Com cerca de 1100 quilômetros de extensão, o litoral da Bahia é o maior do Brasil. O território é separado em diferentes áreas e algumas praias têm acesso complicado, mas normalmente são as que mais agradam os visitantes.

Com opções para todos os gostos, o Guia da Semana listou 7 praias baianas para você se apaixonar. Confira:

Trancoso

Com o passar do tempo, Trancoso foi ganhando fama, assim como mais investimento, até se tornar um destino internacional cinco estrelas. Tudo isso sem perder o antigo charme e a essência. A praia dos Coqueiros e a praia dos Nativos são boas para curtir, petiscar e até praticar esportes. São as mais próximas do Quadrado, que é o centro social da cidade.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é mais uma das praias que são verdadeiros paraísos brasileiros. Fica na região que é conhecida como Costa do Dendê, a 280 km de Salvador. A Primeira Praia e a Segunda Praia, por exemplo, são as mais habitadas pelos turistas. Já as últimas duas são mais desertas, perfeitas para quem procura o maior sossego possível. Morro de São Paulo agrada jovens, casais e famílias, além de ter ótimos restaurantes.

Península de Maraú

A Península de Maraú, localizada no Sul da Bahia, é um conjunto de praias paradisíacas que chegam a 40 quilômetros de extensão, longe de qualquer tipo de urbanização e repleto de belezas naturais. A praia mais famosa é a de Taipus de Fora, ótima para o mergulho e para o descanso.

Arraial D'Ajuda

Outro forte polo turístico da Bahia é Arraial D'Ajuda. A tradicional combinação de areia branquinha, água cristalina e um ambiente de muita paz é o fator de sucesso da praia. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, belezas naturais e construções únicas.

Praia do Espelho

O nome da praia já indica uma das maiores belezas naturais que o visitante vai encontrar. Praia do Espelho vem do reflexo do sol nas piscinais naturais, deixando a água quase transparente. O clima é de tranquilidade absoluta, já que a vida noturna praticamente não existe por lá. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Ilha de Boipeba

No município de Cairu, a Ilha de Boipeba impressiona pela tranquilidade. Não há circulação de carros no local, o que preserva ainda mais a ilha. As atrações principais das praias são as piscinas naturais e os recifes de corais. São mais de 20 km de praias, sendo a Boca da Barra a principal delas.

Itacaré

A praia de Itacaré costuma agradar diferentes grupos de pessoas. São 14 praias para os mais diferentes gostos: algumas com trilhas, outras desertas, agitadas e até boas para o surfe. Itacarezinho é a mais famosa delas. O visual é lindíssimo, com muitos morros cobertos por florestas.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 9 Fev 2016.